Secretaria de Educação lança Programa Brinqueducar para educação infantil de 0 a 3 anos

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Foto: Adrielly Licia/Detec

A Secretaria de Educação do Recife lançou na manhã da última sexta-feira (1) a Formação Brinqueducar – 0 a 3 anos/2019 voltada aos professores e coordenadores escolares envolvidos na educação dos anos iniciais sobre as experiências com o Programa Brinqueducar e ideias de práticas docentes, com o uso dos jogos, brinquedos e livros de literatura. Realizada no auditório Tabocas, localizado no Centro de Convenções, o evento contou com a presença de 400 participantes.

O evento iniciou- se com as boas-vindas do Diretor Executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais e apresentações da Turma da Escola e da música do Brinqueducar, composta por Nando Cordel, além das apresentações dos convidados. “Nós desejamos que essa nova formação da educação infantil, do Programa Brinqueducar, faça a diferença e contribua para as práticas pedagógicas dentro das unidades da rede, trazendo muitas novidades, tecnologia e uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o seu Núcleo de Investigação em Neurodesenvolvimento, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI)”, ressaltou Rogério Morais.

Foram abordados temas como “A importância da primeira infância”, “Promovendo o desenvolvimento infantil na primeiríssima infância” e “A intencionalidade na ação docente: prática pedagógica e aprendizagens”, que permitiram aos palestrantes transmitir conteúdos que quando utilizados, possibilitarão melhor desenvolvimento das atividades com as crianças. “São vocês que constroem a educação infantil, que irão transformar essa educação aqui no Recife. Hoje nós trocaremos informações e interagiremos, para que nós possamos ter nesses minutos um momento de descoberta e que seja uma descoberta conjunta”, comentou a pedagoga Ana Luiza Colagrossi.

Os docentes estavam animados com a formação e com boas expectativas para o início do ano letivo, que começa dia 5 de fevereiro. “É muito importante a realização desta formação, porque nós professores precisamos ter essa clareza de como funciona o pensamento da criança e entender cada vez mais sobre a importância da brincadeira, dinamismo e interações entre elas”, salientou a professora Nelma Correia, da Creche Waldemar Cabral.