Secretaria de Educação oferece atividades na programação do Rec’n’Play

imagem de Paulo H

O Recife sediou de 2 a 5 de outubro mais uma edição do Rec’n’Play. O festival tomou conta do Bairro do Recife com mais de 300 atividades entre shows, experiências, palestras e oficinas, nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes distribuídas em 18 polos. A Prefeitura do Recife participou da programação oferecendo 105 atividades.

A Secretaria de Educação do Recife levou para o evento atividades que são desenvolvidas no âmbito da educação pública no município. A exposição “Da Metarreciclagem à Arte: Mar e Sonhos”, da professora e coordenadora do Núcleo de Metarreciclagem, Djanice Leonardo ficou disponível para visitação todo período do evento, no Teatro Apolo (hall). Djanice levou para a exposição peças do trabalho “Mar de Sonhos” e “Aves Passaredo”, este baseado na música de mesmo nome de Chico Buarque. Estas obras foram confeccionadas pelos estudantes da Escola Municipal Dr. Samuel Gonçalves. Para o trabalho com metarreciclagem, Djanice utiliza resíduo tecnológico e material reciclável para produzir, junto com estudantes e professores, peças artísticas, elaboradas a partir de projetos dos professores das escolas municipais do Recife.

Para um público de 70 pessoas, no dia 2, no Accenture Innovation Center a professora Simone Zelaquett, coordenadora do programa Robótica na Escola falou sobre o uso pedagógico do humanoide NAO na rede municipal do Recife e ainda mostrou a programação do robô.

Já a palestra “Circuito de Tecnologia Assistiva: experiências inclusivas na Rede Municipal do Recife” foi realizada nos dias 2 e 3 no Paço do Frevo e ministrada pelas professoras Andreza Castro, Luciana Araújo, Sônia Carvalho e professor Gustavo Dantas, da gerencia de Educação Especial. Eles apresentaram o teclado TIX, o alfabeto acessível, o aplicativos Livox e entre outros, todas as tecnologias assistivas que foram implementadas na rede municipal de ensino do Recife.

A promoção da acessibilidade sempre atraiu a fotógrafa Cristiana Soares. “Desde que estudava fotografia que a agenda da acessibilidade chamava minha atenção. Conheci professor Gustavo e consegui fazer meu trabalho de conclusão de curso com fotografias voltadas para pessoas cegas. Admiro o trabalho realizado pela secretaria de Educação que garante acesso ao conhecimento para pessoas deficientes”, elogiou.

A oficina “Aplicativos utilizando Técnicas de Chroma Key” foi realizada por Kylson Estellfran, coordenador do setor Cinema na Escola (7Cine) nos dias 4 e 5, no Paço do Frevo. O conteúdo envolveu exposição dos trabalhos que a equipe já produziu usando o chroma key, além de apresentar aplicativos que podem ser usados no celular para fazer o efeito do chroma key.

Os estudantes que estão no Projeto da Imprensa Mirim fizeram a cobertura do Rec’n’Play na tarde dos dias 2 e 3. Eles entrevistaram personalidades como Luciano Huck, apresentador do programa Caldeirão Huck da TV Globo; Leandro Demori, diretor executivo do The Intercept; Bruno Grubert, repórter da Globo PE; Caco Barcelos, diretor do Programa Profissão Repórter da TV Globo, entre outros. Também conheceram a Rádio Frei Caneca e apresentaram, ao vivo, o Projeto Imprensa Mirim.

As estudantes Heloisa Kobayashi (10), Keithy da Silva (12) e Laura Melo da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha entrevistaram o jornalista Caco Barcelos. Segundo a professora Andréa Pinho, da equipe da Rádio Escola os estudantes pesquisam sobre o entrevistado e elaboram as perguntas. “Na escola elas são acompanhadas pela professora Márcia Fontana, responsável pelas atividades na biblioteca. Lá ela incentiva a pesquisa e fortalece a escrita dos estudantes com técnicas de entrevista”, explicou.

“Eu pensava em ser médica, agora quero ser jornalista. Gosto de conhecer sobre as pessoas e fazer as perguntas. No final a gente ainda vai ter um programa de rádio”, comemora Keithy, referindo-se a edição do material que vai ficar disponível na página http://www.radioescolarecife.educ.rec.br/

Ao todo, 17 alunos das Escolas Municipais Nossa Senhora da Penha, Octávio de Meira Lins e Aderbal Galvão, do 5º, 8º e 9º ano entrevistaram público participante e palestrantes do evento.