Secretaria de Educação promove encontro sobre política de ensino

imagem de Bella
Durante o evento, foi feita uma análise comparativa entre a política municipal de ensino e a Base Nacional Comum Curricular do MEC. Foto: Lú Streithorst/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quarta (22), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, um encontro de análise comparativa entre a política municipal de ensino e a Base Nacional Comum Curricular proposta pelo Ministério da Educação (MEC). O público alvo do evento foram os técnicos pedagógicos vinculados às secretarias executivas de Gestão Pedagógica (Segep), Gestão de Rede (Segre) e de Tecnologia na Educação (Sete).

Durante o encontro, foram apresentados e detalhados os pontos convergentes e divergentes dos dois currículos, preparando a equipe técnica da Secretaria de Educação para o debate estadual sobre o tema que vai ocorrer nos dias 27 e 28 deste mês. Segundo o vice-gestor da Efaer, Alisson Fagner, o MEC lançou a 1ª versão da Base Nacional Comum Curricular  no início deste ano, disponibilizando o documento na internet para contribuição de educadores de todo o País, incluindo as redes de ensino públicas e privadas. "Depois dos encontros estaduais, o documento será devolvido para o MEC para elaboração definitiva de uma base curricular de ensino comum a todas as escolas", explicou Alisson.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, lembrou que a primeira versão recebeu mais de 10 milhões de contribuições via internet. "Acho importante fazer essa discussão interna antes do evento estadual, pois vamos participar já com uma posição alinhada. É positivo ter um parâmetro nacional de base curricular que incorpore sugestões de todo Brasil", explicou Morais. Também participaram das discussões  os secretários executivos Rossana Albuquerque (Gestão da Rede) e Francisco Luiz dos Santos (Tecnologia na Educação).