Secretaria de Educação promove ações na semana de Conscientização do Autismo

Foto: Ihonara Melo/Detec

Os estudantes da Escola Municipal Santo Amaro participaram, na última sexta-feira (5), de uma manhã interativa, de inclusão e sensibilização em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O encontro contou com palestras, integração do projeto NAO Humanoide nas práticas de ensino da escola e apresentações dos alunos sobre o tema. Entre alunos e responsáveis tinham cerca de 150 pessoas participando das atividades.

O Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), da diretoria executiva de Tecnologia na Educação, participou do evento trazendo formações e disponibilizando aplicativos e recursos acessíveis como o Livox, Tix, além do Projeto NAO Humanoide e Autismo para os professores da rede, pais, estagiários, instituições e público externo mediante solicitação desse tipo de atendimento. “O atendimento e as estratégias são escolhidas especificamente para essa criança, sendo um trabalho em conjunto de terapia, atendimento pedagógico com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e de toda comunidade escolar, assim o núcleo vai agregando e unindo forças para que esses alunos sejam bem recebidos, atendidos e consigam aprender com qualidade nas escolas da rede”, ressaltou a técnica pedagógica, Naidja Laureano.

Na escola há 50 crianças com alguma deficiência, sendo importante entender e atender as particularidades de cada um.  Para Luiza Melo, professora do atendimento educacional especializado (AEE) responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais, dinâmicas de interação entre a comunidade escolar e os responsáveis são importantes para permitir que as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) sintam-se respeitadas e tenham a qualidade de vida preservada. “Queremos mostrar que apesar da deficiência eles podem muito, que o nível de aprendizagem deles é tão possível como qualquer outro aluno, além de conscientizar os demais sobre o respeito pelos prejuízos na comunicação e interações sociais associados a restrições e repetições de padrões de comportamento, interesse e atividades”, comentou.

Os responsáveis pelos alunos com o TEA participaram da palestra com tema “Robótica Humanoide e Autismo” e se mostraram satisfeitos com a inclusão de mais um projeto para as práticas educacionais da rede. “Minha filha já estudou em escolas particulares e não tinha nenhum suporte e a partir da vinda dela para a rede municipal o desenvolvimento dela foi perfeito, ela aprendeu a ler e a escrever, o que não fazia antes. Então hoje eu vejo uma diferença muito grande no aprendizado dela”, salientou Claudenice Lopes, mãe de Emily Carla.

Do dia 1º de abril até o dia 5, o Núcleo de Tecnologia Assistiva promoveu vários eventos para conscientizar as pessoas sobre o TEA. Integrantes do núcleo promoveram uma sensibilização no prédio do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC) entregando folder informativo contendo informações básicas sobre o Autismo. Também exibiram o filme “Em um mundo interior”, no Cine Debate promovendo um dialogo com representantes de setores do CETEC. A Escola Municipal Nossa Senhora da Penha recebeu uma palestra falando sobre o Transtorno do Espectro Autista e Tecnologia Assistiva, com uma roda de conversa aberta entre professores, alunos e pais de alunos.