Secretaria de Educação promove exposição com protótipos voltados para acessibilidade

imagem de flavia
O momento teve como objetivo formar a equipe de tecnologia para as inovações tecnológicas e pedagógicas para o ano letivo de 2019.Foto:Equipe de comunicação/Detec

O Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC) recebeu na última sexta-feira (15) a exposição dos projetos desenvolvidos por professores, multiplicadores, gestores das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs) e técnicos pedagógicos que atuam na tecnologia da educação da rede municipal de ensino do Recife. Foram expostos 12 protótipos criados na oficina de cultura maker, ministrada pelo Fab Lab, além de socialização de experiências durante as oficinas de drone e microduíno, ministradas pela coordenação da robótica e Google Sala de aula e gamificação, ministradas por consultores do Google.

Promovido pela Secretaria de Educação do Recife, o evento foi aberto ao público e contou com a participação da Turma da Escola que de forma lúdica e animada apresentou as ações de tecnologia disponíveis para as escolas. Para a professora de tecnologia da Utec Gregório Bezerra, Giselle Carvalho, as oficinas serviram para ampliar o ensino já utilizado em sala de aula e a equipe da unidade. “Cada membro da equipe pôde vivenciar uma oficina diferente, possibilitando maior conhecimento e utilização dos artifícios disponibilizados para acrescentar na nossa realidade. Decidimos por um projeto que nos ajudasse a incrementar o Clube de Robótica, aplicando os recursos das oficinas Google Sala de aula e Gamificação”, explicou.

De acordo com Cleoneide Brito, chefe da Divisão de Inovações Pedagógicas em Tecnologia, o momento teve como objetivo formar a equipe de tecnologia para as inovações tecnológicas e pedagógicas para o ano letivo de 2019. “A partir de agora, todos estão emponderados dessas possibilidades e diversidades de tecnologia que podem ser utilizadas na educação. Mostramos aos nossos professores que a sala de aula pode ser muito mais rica e dinâmica”, ressaltou.

Um dos projetos apresentados na socialização foi o “Alfabeto Acessível”. Apresentado por Eduarda Santos, representante do Núcleo de Tecnologia Assistiva do CETEC, o alfabeto tem como objetivo possibilitar as pessoas cegas e com baixa visão a aprender de forma acessível e fácil o alfabeto. “Após nos depararmos com todas as possibilidades que o Fab Lab nos apresentou, pensamos de imediato em criar algo relacionado a acessibilidade, e foi aí que surgiu a ideia do alfabeto acessível, onde nós pretendemos auxiliar essas pessoas e contribuir no aprendizado das crianças e dos jovens”, disse.

 

 
Fotos: Equipe de comunicação/Detec