Secretaria de Educação promove III Seminário de Educação Infantil em debate

imagem de Bella
Foto: Rauni Muniz/DETEC

Na manhã da última terça-feira (5) cerca de 150 educadores, entre eles professores e coordenadores pedagógicos, das unidades educacionais do Recife participaram do III Seminário de Educação Infantil em debate. O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire/EFER e integrou uma das ações da IV Semana do Bebê do Recife.

Com o tema “O fortalecimento do vínculo afetivo através da literatura infantil”, o seminário destacou as atividades desenvolvidas nas unidades educacionais, por meio da socialização das práticas pedagógicas desenvolvidas na IV Semana do bebê.

A mediação do encontro foi realizada pela professora Doutora Ana Cristina Dourado, da FAFIRE, que abordou o tema do encontro. Ela  destacou que o ambiente e o tom usado durante a contação de histórias pelos professores é o diferencial para que as crianças se sintam atraídas  pela leitura. “Desde bem pequena a criança já percebe, na voz de quem lê as histórias, o afeto presente na  maneira de narrar. E é papel do educador perceber e escolher quais são os melhores livros que vão explanar temas de maneira simbólica ou que irá ajudar a criança a superar as suas questões emocionais”, disse. A professora também salientou que a rotina de leitura realizada hoje nas escolas ou em casa com as crianças vai refletir no hábito de leitura.

Para a coordenadora da Creche da CEAPE, Almerina Nascimento, a temática do evento é de grande relevância, pois é um assunto trabalhado constantemente na creche. “É muito importante que tenhamos  momentos como este  pra que possamos nos atualizar e trocar experiências com outras pessoas.”. Almerina ainda destacou que na CEAPE existe um momento de leitura com os alunos. “Eu juntamente com as professoras da creche planejamos os momentos de leitura para os estudantes, eles podem ser feitos tanto no inicio quanto no final da aula.”