Secretaria de Educação promove o VII Seminário da Diversidade Sexual

Foto: Ihonara Melo/Detec

Nesta quinta-feira (6), a Escola de Formação de Educadores do Recife - EFER sediou o VII Seminário da Diversidade Sexual com o tema “Escritos, Leituras e vozes”. Com o objetivo de trabalhar com as questões relacionadas à sexualidade e incluir as questões de gênero e a diversidade sexual, o Grupo de Trabalho Educação e Sexualidade – GTES promove esses diálogos para que os estudantes, os professores e as famílias possam conviver numa relação de equivalência.

Regina Gouveia faz parte da equipe do GTES e enfatizou a importância da inclusão. "É possível o trânsito de uma pessoa LGBT dentro da educação, é possível se construir uma identidade LGBT sem o estigma do preconceito e da discriminação", disse.

No primeiro momento rodas de debates foram feitas com os palestrantes e os educadores presentes. A mesa foi composta por Regina Gouveia, do GTES; Aires Ribeiro, de Política de Atenção à Saúde LGBT; Cinthia Sarinho, do Canal Futura; Marta Almeida, de Política de Igualdade Racial de PE; Maxwell Vignole, do Ministério Público de Pernmabuco; William Silva, da Escolinha de Arte e Fábio Rodrigues, da Universidade Regional do Cariri-URCA, que se fez presente por meio de um vídeo.

Com a presença de Chico Ludemir, do Coque Viver, Christiane Falcão do AMORTRANS e Performance, Rayanne Romanelly, educadora social, Robson Guedes, UFPE, Wanderson César, Drag, Fábio Rodrigues da Universidade Regional do Cariri-URCA, as rodas de debates seguiram durante o segundo momento, no qual os palestrantes puderam expor vivências e ideias a cerca das questões de gênero, sexualidade e a diversidade sexual.

O docente Ednaldo Andrade falou sobre a importância de seminários como este para a educação e convivência dentro e fora da sala de aula. “Isso tudo contribui para que os professores e professoras levem o que foi discutido aqui para as escolas e multipliquem essa discussão que é de suma importância. É necessário que as escolas combatam atitudes homofóbicas e promovam o respeito entre todos”, avaliou.