Secretaria de Educação promove oficina de metarreciclagem para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Ihonara Melo/Detec

Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha participaram de uma atividade de metarreciclagem com pintura, relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última quarta-feira (5). Promovido pela Gerência de Formação de Leitores e Educação Ambiental, os alunos do grupo IV da Educação Infantil finalizaram o trabalho iniciado na última segunda-feira (3) pelos estudantes da E.M. Sociólogo Gilberto Freyre.

A fim de desenvolver nos alunos da rede municipal de ensino do Recife a prática de reutilizar resíduos tecnológicos que foram descartados, a dinâmica reproduziu a “Garça Gracinha”, personagem do livro da vice-gestora da Escola Ambiental Águas do Capibaribe – Barco Escola, Mônica Coelho. “É comovente ver que num dia tão importante como o de hoje, esses meninos estão se divertindo numa atividade que só tem a acrescentar no trabalho do ensino-aprendizagem e ainda servirá de reflexão sobre os cuidados com o nosso mangue e outros ambientes aquáticos”, ressaltou.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Djanice Leonardo, o trabalho é produzido para somar com os conteúdos trabalhados nas salas de aula, além de conscientizar os estudantes, que ainda estão em desenvolvimento. “A atividade mostra para as crianças que nós podemos fazer qualquer coisa sem recorrer aos materiais que eles estão acostumados a usar no dia a dia e que com apetrechos que os pais deles jogariam fora, eles poderão criar tudo o que a imaginação deles permitir”, salientou Djanice.

Andrea Pinho Souto, professora responsável pela turma, trouxe o percussionista Nado Batista para animar ainda mais a atividade com os alunos. Ele entoou cantigas e músicas relacionadas à temática, onde os alunos puderam cantar e tocar instrumentos como tambor e pandeiro. “Fico feliz em poder incentivar esses meninos a pensarem no meio ambiente através da música, afinal é algo que além de divertir, facilita na hora de aprender o que está sendo ensinado pela professora”, destacou.

Dia Mundial do Meio Ambiente - Começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.