Secretaria de Educação promove primeira edição de ‘Papo Pedagógico’

imagem de Bella
Foto: Cortesia

Entre os dias 21 e 23 de setembro, a educação integral foi o foco da primeira edição do Papo Pedagógico, série de eventos e encontros voltados para a qualificação dos professores da rede que vai colocar o corpo docente no centro das atividades de formação e escuta daqueles que constroem o futuro da cidade. No total, a primeira edição do evento reuniu 190 profissionais no Cabo de Santo de Santo Agostinho. Atualmente, as sete escolas integrais da rede de ensino do Recife atendem 3.217 estudantes.

O primeiro evento contou com intensa troca de experiências com grandes especialistas do País na visão da escola integral. Entre eles, Vitor Henrique Paro, professor titular da Faculdade de Educação da USP e especialista em pesquisas de administração escolar. Além dele, os painéis também contaram com Cesar Nunes, da UNICAMP; Cipriano Luckesi, professor aposentado da Faculdade de Filosofia da UFBA e Paulo Dutra, mestre em Educação Pública especializado em educação integral e atual Secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco.

 Entre os temas debatidos, o professor da UNICAMP e livre docente em ética e educação Cesar Nunes tratou do tema ‘O Professor, a Afetividade e a Aprendizagem’. Vitor Henrique Paro, da USP, discorreu sobre a ampliação da jornada escolar e os desafios para a elevação da qualidade de ensino. Já Cipriano Luckesi abordou a avaliação interna como agente auxiliador no processo de aprendizagem. O encerramento aconteceu no sábado (23), com palestra do secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, que ministrou painel sobre gestão por resultados.

 A Secretaria de Educação irá promover, gradativamente, o Papo Pedagógico para todos os 5.801 professores efetivos da rede, que ministram aulas a 90 mil estudantes nas 309 unidades de ensino. O objetivo é provocar a imersão dos participantes nos temas através de vivências com perspectivas técnicas, mas também interativas e motivacionais. A formação continuada do professor faz parte da Política de Ensino do Recife e visa uma constante revisão das práticas pedagógicas. Até dezembro de 2017, a Secretaria de Educação irá promover mais dois encontros: um deles voltados para professores ligados ao Programa de Letramento do Recife (ProLer) e para docentes ligados às Escolas de Anos Iniciais.