Secretaria de Educação promove quarta edição de ‘Papo Pedagógico’

imagem de Bella
Série de eventos irá reunir todo o corpo de professores gradativamente e promoverá troca de experiências com referências da educação nacional
Entre os dias 23 e 25 de novembro, a alfabetização é o foco da quarta edição do Papo Pedagógico, série de eventos e encontros voltados para a qualificação dos professores da rede e que coloca o corpo docente no centro das atividades de formação e escuta daqueles que constroem o futuro da cidade. No total, o evento reúne 370 profissionais no Centro de Convenções do Hotel Orange, em Itamaracá. Atualmente, 125 escolas das 309 unidades da rede atendem 30 mil crianças em fase de letramento.
 
O objetivo do evento é trocar experiências com grandes especialistas do país e promover a permuta de saberes e construções coletivas com os professores da rede. Entre os palestrantes convidados, César Nunes, Celso Antunes e Emília Cipriano. O primeiro, livre docente em ética e educação, é professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/ UNICAMP e Antunes, por sua vez, é mestre em Ciências Humanas, especialista em inteligência e cognição e Consultor educacional do Canal Futura. Já Emília Cipriano é doutora em Educação pela PUC-SP, onde atua como professora. O encontro terá ainda a participação da contadora de histórias Carol Levy.
 
O grande destaque do Papo Pedagógico, entretanto, diz respeito à exposição dos educadores sobre suas metodologias e o desenvolvimento de seus estudantes nas escolas, fortalecendo uma verdadeira cultura de rede. Entre as experiências partilhadas no evento, seis professoras irão relatar quatro vivências na docência em temáticas diversas. Outras palestrantes serão Thereza Figueiredo, da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Recife, além das profissionais ligadas à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Andrea Brito, Carol Perrusi, Eliana Albuquerque e Magna Cruz.
 
 Encontros provocam imersão – A Secretaria de Educação irá promover, gradativamente, o Papo Pedagógico para todos os 5.801 professores efetivos da rede, que ministram aulas  a 90 mil estudantes nas 309 unidades de ensino. O objetivo é provocar a imersão dos participantes nos temas através de vivências com perspectivas técnicas, mas também interativas e motivacionais. A formação continuada do professor faz parte da Política de Ensino do Recife e visa uma constante revisão das práticas pedagógicas.