Secretaria de Educação promove seminário de Educação Infantil

imagem de Bella
O seminário contribui para a reflexão dos profissionais quanto as suas práticas pedagógicas e sobre a importância das relações afetivas na Educação Infantil. Foto: Karolina Ferraz/DETEC

Professores, coordenadores pedagógicos, técnicos e gestores de creches e creches escolas da rede municipal de ensino participaram na manhã desta terça-feira (06), do 2º Seminário Educação Infantil em Debate, promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife. O evento aconteceu no EFER Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, e teve como tema “As relações afetivas e a promoção do desenvolvimento dos bebês no cotidiano das creches”.

 

A palestra, seguida de debate, foi comandada pela neuropsicóloga clínica Pompéia Villachan Lyra, professora da UFRPE e doutora em psicologia cognitiva pela UFPE. Na abertura do evento, as gestoras Mônica Villar e Célia Vieira, ligadas à Divisão de Educação Infantil, destacaram a importância do seminário para os profissionais da rede que trabalham  com crianças recém-nascidas e de até um ano e onze meses de idade. “Este é um momento de esforço de toda nossa equipe para avançar cada vez mais no atendimento às nossas crianças”, ressaltou Célia.

 

Gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais da rede municipal, Renata Jatobá, lembrou que investir em práticas docentes tem sido uma marca registrada da Secretaria de Educação nos últimos anos, citando programas importantes como o Proler e o Alfaletrando. “Em nome do secretário de Educação, Alexandre Rebêlo e do diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, agradeço a presença de todos”, afirmou.

 

A professora Pompéia Lyra agradeceu o convite e disse que estava ali para contribuir com os educadores da rede que trabalham com bebês e crianças pequenas. Ela lembrou que a 1ª infância é a fase mais importante do desenvolvimento cerebral dos seres humanos. “É quando as relações afetivas são formadas, além de toda a base da aprendizagem”, afirmou. A doutora revelou ainda que vai colocar à disposição dos professores municipais, via internet, o conteúdo de seu livro “Entendendo o desenvolvimento infantil”, que será lançado até o final de julho.  

 

Poliana Freire, educadora da creche escola Recife Menino Jesus, em Casa Forte, achou o encontro profícuo. “Eu achei muito oportuno o tema desse seminário, pois trabalho com  bebês e crianças com menos de dois anos. Também fiquei aliviada quando percebi que muitas das orientações citadas já fazem parte da minha prática pedagógica em sala de aula”, frisou a professora.