Secretaria de Educação promove socialização de experiência sobre Rede de Aprendizagem

Foto: Adrielly Licia/Detec

Os gestores das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs), professores de tecnologia e multiplicadores da rede municipal de ensino do Recife participaram, na última segunda-feira (22), de uma socialização de experiência sobre a constituição e as vivências de Rede de Aprendizagem colaborativa. O encontro foi promovido pela diretoria executiva de Tecnologia na Educação, por meio do Núcleo de Pesquisa e Inovação, no auditório do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC).

O objetivo do encontro foi apresentar uma proposta inovadora que potencializa as aprendizagens de estudantes e professores com o apoio das tecnologias digitais no contexto do ensinar e aprender em rede. Na ocasião, foi apresentada a experiência das Escolas Municipais São Cristóvão e Compositor Capiba que participaram da Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola, que se originou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outras universidades e escolas públicas brasileiras. A rede com intencionalidade educativa contou, durante três anos, com um ambiente virtual onde uma diversidade de pessoas, entre crianças e adultos, pode trocar experiências e construir novos saberes de forma colaborativa e com maior interatividade e compartilhamento permanente, os resultados foram relevantes.

Estes estudos embasam a proposta do Núcleo de Pesquisa e Inovação, em conjunto com a divisão de Inovação Pedagógica e coordenação das UTECs, na constituição e implementação de uma rede de aprendizagem colaborativa não só com as unidades de tecnologia, mas também nas escolas municipais que estão sendo acompanhadas por essas unidades.

“Este nosso encontro serviu para discutir a identidade dessa nova rede, convidando os professores para participarem de forma democrática da sua construção por ser um ambiente acadêmico e escolar de interação e troca de experiências”, ressaltou Maura Lima, Técnica Pedagógica que compõe o Núcleo de Pesquisa. Ao final do evento, os professores, gestores e multiplicadores foram convidados a se inscreverem em um curso de formação continuada sobre Redes de aprendizagem em comunidade de prática. “A participação no debate e a adesão ao curso foram excelentes. É uma equipe de grande potencial e estamos no caminho de uma aprendizagem que busca maior protagonismo dos estudantes”, explicou a professora Cláudia Simone Almeida que defendeu uma tese sobre essa temática e que também integra o grupo de professores e pesquisadores que estão buscando a efetivação dessa proposta em Recife.