Secretaria de Educação promove treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros para gestores escolares

imagem de Guilherme Vila Nova
Pioneira, iniciativa contemplou gestores de todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino do Recife / Foto: Paulo Melo/PCR

No intuito de reforçar a segurança das crianças nas escolas e creches municipais, a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva de Infraestrutura (SEINFRA), oportunizou um curso para gestores de todas as unidades de ensino da rede de combate a incêndio e primeiros socorros. Realizado no Campo de Treinamento Extra Extintores do Brasil, em Jaboatão, o curso representa um marco na Rede Municipal de Ensino do Recife, visando capacitar gestores escolares para lidar com situações de emergência de forma eficaz e segura.

Pioneiro, o curso contou com a participação de toda a rede, com 60 gestores por turma,  e se destacou pela abordagem prática e pela relevância dos temas abordados. Com um cronograma dividido entre aulas teóricas e práticas, o curso permitiu aos participantes a identificação de diferentes tipos de extintores e a utilização desses equipamentos de forma segura e correta. Além disso, o treinamento incluiu simulações práticas no campo, permitindo que os gestores aplicassem na prática os conhecimentos adquiridos.

Um dos pontos-chave do curso foi a capacitação em primeiros socorros, especialmente voltada para situações envolvendo crianças. Os participantes aprenderam a lidar com desmaios, identificar os procedimentos corretos em casos de convulsão e ações apropriadas para auxiliar uma criança que esteja passando mal. “Esse treinamento está sendo muito bom. Às vezes, realizamos procedimentos da forma errada e aqui está sendo muito esclarecedor, de forma simples, e está trazendo justamente as questões vivenciadas no dia a dia da escola. Além disso, o instrutor está conseguindo responder nossas dúvidas e ampliar nossos conhecimentos”, disse a gestora da Escola Municipal em Tempo Integral Jardim Progresso, Hortência Carvalho.

“Esta é uma chance de adquirir conhecimentos essenciais para a vida. O treinamento oferece orientação sobre o uso de equipamentos em casos de incêndios e proporciona noções básicas sobre primeiros socorros em situações emergenciais. Nosso objetivo é capacitar os gestores da rede para lidar com os cuidados iniciais necessários, aplicando as medidas técnicas aprendidas durante o treinamento. Isso garantirá também a proteção de sua integridade física em situações extremas”, falou a gerente Geral de Orçamento e Licitação de obras, Ívia Medeiros.