Secretaria de Educação prorroga até o dia 31 de março as inscrições do processo seletivo da Unidade Educacional para Aulas Digitais

imagem de Paulo H
Ao todo, estão sendo ofertadas 45 vagas; ampliação da carga horária e uma bolsa formação são alguns dos benefícios oferecidos aos professores selecionados

A Secretaria de Educação do Recife prorrogou até o dia 31 de março as inscrições do processo seletivo da Unidade Educacional para Aulas Digitais. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição que está disponível no Portal da Educação (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br). A iniciativa contará com quatro novos estúdios que possibilitarão a transmissão de aulas pela TV e pela internet e novos equipamentos, que incluem também uma plataforma na internet e ferramentas pedagógicas, contemplando todas as etapas e modalidades de ensino. 

São 45 disponíveis distribuídas em Educação Infantil (4 professores tipo 1); Anos Iniciais (12 professores tipo 1); Anos Finais (12 professores tipo 2) Educação Especial (6 professores tipo 1 de educação especial); e Educação de Jovens e Adultos – EJA (2 professores tipo 1 e 2 professores tipo 2). Os docentes serão selecionados para a função de regência de classe e atuarão em parceria com a equipe pedagógica da iniciativa.

“Esta unidade educacional para aulas digitais é um projeto inovador que une a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, na perspectiva de fortalecer todo este processo. Sem dúvidas, esta iniciativa é um passo muito importante para fortalecer ainda mais a educação do Recife”, ressalta o secretário de Educação, Fred Amancio.

Os professores selecionados terão carga horária ampliada para 270h; participação em um programa especial de formação com novas ferramentas de comunicação e estratégias; bolsa formação no valor de R$ 200; e a possibilidade de planejar aulas em parceria com toda a equipe pedagógica envolvida no projeto.

Para participar da seleção interna, os interessados deverão corresponder a requisitos como: Pertencer ao Grupo Ocupacional do Magistério no cargo de Professor I ou Professor II; Comprovar três anos de efetivo exercício na regência de classe na Rede Pública Municipal de Ensino do Recife com aprovação no estágio probatório; Não ter recebido penalidade decorrente de Processo Administrativo Disciplinar nos últimos 3 anos.

Os interessados precisam ainda ter disponibilidade para trabalhar presencialmente, em carga horária de 270 horas mensais, nos turnos da manhã e tarde, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC); Não integrar grupo de risco da COVID-19 (comorbidades), uma vez que a atuação profissional será presencialmente, mesmo neste período de pandemia; Não ser professor readaptado, dado que exercerá função de regência.

No ato de preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos precisam fornecer os dados de identificação, além de informações básicas sobre seu perfil e anexar os seguintes documentos para as etapas da seleção: autodeclaração de que não é parte do grupo de risco da COVID-19; plano de aula elaborado pelo professor para aula online ou remota direcionada para etapa ou modalidade de ensino escolhida na ficha de inscrição, e para qual está se candidatando contemplando conteúdo do currículo da rede; e videoaula gravada pelo professor de até 10 minutos direcionada para a etapa ou modalidade de ensino escolhida na ficha de inscrição.

Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para cetec.selecaointerna@educ.rec.br.