Secretaria de Educação realiza Cantata Natalina - A Educação Canta o Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Festividade recebeu um público de estudantes das Escolas Municipais do Recife e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foto: Paulo Melo/PCR

A magia do Natal tocou estudantes das Escolas Municipais do Recife e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta segunda-feira (20). É que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Cantata Natalina - A Educação Canta o Recife. A festividade, que teve como palco o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, contou com participação especial da cantora Diva Menner, além de apresentações artísticas e um espetáculo realizado pelo Grupo de Música de Câmara. 

A festa, que possui o intuito de reacender o espírito natalino por meio do canto, teve um repertório de músicas natalinas tradicionais mescladas com ritmos regionais, como coco, ciranda, maracatu, pastoril e frevo. 

“A expectativa era muito grande. Me falaram que o espetáculo de Natal é muito bonito e hoje eu vim para confirmar isso. Foi a minha primeira vez acompanhando a Cantata Natalina da Secretaria de Educação, e fiquei abismado com tanta beleza”, destacou Cristiano Gomes, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal dos Coelhos.

Responsável por abrir o espetáculo, a cantora Diva Menner, que participou recentemente do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, reforçou a importância do evento e toda representatividade que o Natal tem na vida dela. “Muito feliz por ter participado desse lindo espetáculo natalino. O Natal tem em mim um significado muito forte, que remete à minha infância, aos entes queridos. A mensagem natalina prega amor, afeto e compaixão, o que renova a esperança de novos tempos chegando”, contou. 

“Muito bom realizar este espetáculo e privilegiar os alunos da nossa Rede. Fizemos uma série de atividades este ano na área da música, pela primeira vez tivemos a I Copa de Bandas Escolares do Recife, então é um momento muito bonito para a nossa cultura. É muito importante ter um olhar especial para as artes. Queremos fazer coisas ainda maiores e mais bonitas no próximo ano”, comemorou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

O principal objetivo da Cantata Natalina - A Educação Canta o Recife foi promover o encontro de estudantes e da cidade através da música, resgatar o espírito natalino no ambiente escolar e comunitário, estimular o gosto pela música e coro no ambiente escolar e valorizar as manifestações culturais natalinas através da educação. É importante destacar que, por conta da pandemia, este ano não houve o coral formado por estudantes da Rede, pois a vacinação ainda não atingiu a faixa etária dos alunos de anos iniciais. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR