Secretaria de Educação promove palestra sobre tema do ano letivo 2017

Foto: Rauni Muniz/SETE

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, na tarde da última quinta-feira (9), formação pedagógica com duas palestras para gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos. O evento, que contou com mais de 400 participantes, aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento para Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.

O professor Marcus Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, falou sobre a Revolução Pernambucana de 1817, tema do ano letivo da rede municipal de ensino do Recife. Já a professora Magna do Carmo, também da UFPE, discorreu sobre o Processo de Avaliação dos Estudantes.

A professora Katia Marcelina de Souza, que organizou o encontro, ressaltou a relevância do tema. “Além de ser tema do ano letivo de 2017, a revolução de 1817 foi um acontecimento marcante na história do nosso Estado e os estudantes precisam ter este conhecimento. Precisamos retomar a importância dessa Revolução e o ideal é que trabalhemos durante o ano, trazendo uma visão de pátria, de cidadania, de povo”, explicou.

Durante a palestra, Marcus Carvalho comentou sobre a importância de ser discutido o tema a Revolução 1817. “Acho ótimo compartilhar com os professores de uma forma mais profunda esse interesse ao movimento, que é bonito e muito contemporâneo, traz a ideia de cidadania”, comemorou o docente.

Ao ser perguntado sobre de que maneira o assunto pode ser trabalhado em sala de aula, o professor orientou os docentes da rede. “Podem pensar em como trabalhar com a bandeira de Pernambuco, explicando cada símbolo, porque há história por trás dos desenhos, mas cada docente pode aplicar da forma que achar melhor”, disse.

Rosangela Oliveira Neves, gestora da Escola Municipal João XXIII, gostou do tema deste ano e da palestra. “O tema foi ótimo, o professor escolhido tem muita bagagem e nos mostrou a importância de trabalhar cidadania nas escolas, porque essa Revolução traz a igualdade de direitos”, elogiou