Semana do Bebê 2021 promove ação de plantio de mudas de árvores na Creche Escola Sérgio Loreto

imagem de Paulo H
Fred Amancio, secretário de Educação, e Isabella de Roldão, vice-prefeita, participaram da atividade na unidade de ensino

Com o objetivo de incentivar o cuidado com o meio ambiente desde a primeira infância, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, e a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participaram na manhã da última quinta-feira (27) do plantio de mudas de árvores frutíferas ao lado de crianças da Creche Escola Sérgio Loreto, no bairro de São José. A atividade fez parte da programação da VII Semana do Bebê, que é promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Unicef. Também estiveram presentes na ação o coordenador do escritório do Unicef no Recife, Dennis Larsen, e a gestora da creche, Monaliza Cavalcante, além da gerente geral de articulação social da Vice-Prefeitura, Bete Fraga, e outros profissionais que tornaram possível essa iniciativa.

“Não há como falar em primeira infância sem pensar no processo da sustentabilidade. Uma conexão que a gente aprende a ter desde pequena e pequeno, criando laços de afeto e respeito com a natureza. É com essa visão que viemos aqui, simbolicamente, plantar as árvores frutíferas. Uma temática essencial para a nossa vida, no presente, e no futuro”, disse Isabella de Roldão, durante roda de conversa com os convidados sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente e a importância da ampliação do plantio de árvores.

Já Fred Amâncio destacou que as ações iniciadas nesta quinta terão sequência em outras unidades de educação da cidade. “É uma alegria estar aqui participando deste evento que une educação e consciência ambiental. Uma ação muito importante que envolve as crianças da comunidade, mostrando que a consciência cidadã e ambiental deve começar desde criança. Também se trata de uma atividade com um olhar especial para a questão da sustentabilidade. Alguns projetos que nasceram hoje aqui vão seguir nas nossas escolas e creches ao longo do ano”, afirmou o secretário.

Além do plantio das mudas, a visita ao espaço também permitiu conhecer um pouco do Clubinho da Metarreciclagem, iniciativa conduzida pela coordenadora do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), Djanice Leonardo. O projeto visa promover a economia circular, com a transformação e a reutilização de resíduos eletrônicos no curto, médio e longo prazo.

Em meio às atividades de hoje, Dennis Larsen parabenizou o Recife pelas ações feitas durante a Semana do Bebê. “Essa visita à creche é muito incrível para o Unicef. Quero parabenizar o Recife, que é uma cidade referência para a gente e que sempre esteve junto nos objetivos de desenvolvimento sustentável, qualidade de ensino e direitos humanos. Esse espaço aqui está mostrando como fazer com a utilização de materiais reciclados e o plantio de árvores frutíferas. Assim, as crianças podem aprender não só a plantar, mas contribuir para um futuro melhor.”

SEMANA DO BEBÊ - Com o tema “Recife: uma cidade com atitude desde a primeira infância”, a Semana do Bebê vem promovendo uma série de atividades no Recife desde a última segunda-feira (24), dia da abertura. Até domingo (30), ainda há várias iniciativas, como palestras, webinários, painéis e oficinas. O objetivo é desenvolver um momento especial de atividades para chamar a atenção sobre a primeira infância no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, entre outras áreas. Instituído em Lei, o evento surge como uma oportunidade de resgatar o afeto e os elos familiares e sociais, como estimuladores do desenvolvimento infantil.

Por causa da pandemia e para seguir os protocolos sanitários, a programação está sendo híbrida, com iniciativas virtuais e presenciais. Todas as ações podem ser conferidas nos canais oficiais da Prefeitura do Recife, do Unicef e dos parceiros no YouTube e no Instagram. A programação completa da VII Semana do Bebê está disponível no site semanadobebe.recife.pe.gov.br.

Fotos: Brenda Alcântara/PCR