SEMANA DO BEBÊ: creches da Rede Municipal do Recife promovem ações e evidenciam o protagonismo das crianças

imagem de Guilherme Vila Nova
Programação segue até o dia 28 de abril com mais de 950 intervenções em todas as regiões da capital pernambucana Foto. Paulo Melo/PCR

Com mais de 950 atividades programadas até o dia 28 de abril, a 10ª Semana do Bebê do Recife tem movimentado bastante a Rede Municipal de Ensino do Recife. Ao longo desta semana, creches e creches-escolas estão promovendo uma série de ações com foco no fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância, colocando em evidência o protagonismo das crianças. Promovida pela Prefeitura do Recife, em em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social mais bem-sucedidas do Brasil e seu objetivo central é assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. 

Na Creche Municipal Professor Paulo Rosas, localizada na Cidade Universitária, os bebês participaram, junto com suas mães, de uma sessão de Shantala, uma massagem para bebês. Tradicional na Índia e de outros países asiáticos, a técnica faz parte do cuidado diário das mães com seus bebês e começou a ser conhecida no Brasil na década de 70. Esse tipo de massagem proporciona relaxamento e é indicada no auxílio do controle do choro e estresse dos pequenos. 

“Vivenciando a Semana do Bebê, pensamos em proporcionar um momento de relaxamento entre o bebê e sua mãe, com uma técnica indiana que vai ajudar muito a acalmar as crianças. Estamos bem felizes com a participação de tantos bebês nesta oficina”, disse a professora Patrícia Benevides. 

A mãe da pequena Olga, de 12 meses, Marília Rodrigues, gostou muito da dinâmica. “Esse é um momento muito importante, tanto para as mães, quanto para os bebês, saindo um pouco da rotina mas, que ao mesmo tempo, mantém eles dentro desse ambiente de segurança. Estou gostando muito dessa experiência”, falou. 

Até a próxima sexta (26) outras atividades serão realizadas na unidade para marcar a semana dedicada às crianças. Na programação estão previstas ações, como a fase oral na primeira infância; a importância do brincar; a importância do desempoderamento das crianças; e um passeio sensorial, que consiste em uma experiência dinâmica e divertida, estimulando diferentes sentidos e auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio lógico. 

Localizada na comunidade do Caçote, no bairro de Areias, a cerca de 6km da Paulo Rosas, a Creche Municipal Chico Mendes iniciou as atividades da Semana do Bebê realizando um café da manhã saudável com participação das famílias. O intuito era fortalecer os laços entre os pais e os bebês e destacar a importância de uma alimentação saudável, enfatizando os benefícios das frutas, pois, de modo geral, possuem diversas vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento do organismo. 

“A gente entende que o desenvolvimento global da criança deve estar centralizado na nossa primeira atividade do dia. Quando eles chegam na creche, a primeira coisa é tomar o café da manhã. Então, a gente preparou essa ação, que chamamos de alimentação saudável, e convidamos todos os pais com o objetivo de fortalecer esse laço e fazer com que a criança, ao lado dos pais,  sejam estimuladas a consumir frutas que, às vezes, nem gostam, dão a entender que não gostam. E essa ação não será realizada apenas na Semana do Bebê, mas em todo o processo de alimentação”, pontua Celi Rocha Vieira, gestora da Chico Mendes. 

É importante ressaltar que essa alimentação saudável não precisa ser a opção da fruta com um custo mais elevado. “A gente prioriza muito as frutas da safra, que ela vai estar mais em conta. Então, os pais estarão ofertando um alimento de qualidade para a sua criança”, explica Sandra Vieira, nutricionista. 

A programação completa da Semana do Bebê está disponível no site educ.rec.br/semanabebe