SEMANA do BEBÊ: Seminário de Educação Infantil destaca a relação entre natureza e aprendizado na primeira infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire e reuniu cerca de 350 profissionais da Rede Municipal. Fotos:Kleyvson Santos/PCR

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, realizou, nesta sexta-feira (22), o Seminário de Educação Infantil. Com o tema: “Primeira Infância e Natureza: olhares para o cotidiano da Educação Infantil”, o evento foi realizado na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER) e integrou a programação oficial da Semana do Bebê 2025.

Com a participação de mais de 350 profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal, o encontro teve como objetivo fortalecer experiências pedagógicas significativas relacionadas ao contato com o ambiente natural, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de bebês e crianças. 

“É uma ação formativa, mas também inspiradora. Queremos que gestores, coordenadores e profissionais da rede saiam daqui fortalecidos para multiplicar iniciativas sustentáveis nas escolas, e que esse olhar para o meio ambiente, tão urgente e necessário, siga ampliando impactos para além da educação, envolvendo também saúde, assistência social e toda a sociedade”, disse Ana Cristina Avelar, gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais.

Após a mesa de abertura, a programação seguiu com o painel principal “Primeira Infância e Natureza: olhares para o cotidiano da Educação Infantil”, que contou com as expositoras Marta Oliveira, professora da Creche Municipal Waldir Savluchinske; Juliane Fuchs, coordenadora pedagógica da Creche Nossa Casa do Chafariz; Michaelle Moraes, coordenadora pedagógica da Creche Escola Ariano Suassuna. 

“Socializar essas experiências é ampliar o olhar dos profissionais e mostrar que é possível fazer diferente. Independentemente de onde a unidade esteja ou das condições, o que importa é ter intenção, colocar a criança no centro e realmente criar oportunidades para elas”, destacou Michaelle Moraes, coordenadora pedagógica da Creche Escola Ariano Suassuna.

Além das exposições, os participantes tiveram espaço para debate e troca de experiências, fortalecendo o compromisso coletivo de uma educação infantil que reconhece as crianças como sujeitos de direitos e agentes de transformação social.

“O Seminário de Educação Infantil reforça o  nosso entendimento de que cuidar da primeira infância é investir no futuro. Cada ação nas escolas e creches transforma a vida das crianças, e eventos como este nos permitem compartilhar experiências, fortalecer práticas de qualidade e celebrar o compromisso diário com nossas crianças”, finalizou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

O tema do seminário também se alinha ao tema do ano letivo 2025, que aborda a sustentabilidade como eixo central, reforçando a proposta curricular da Rede Municipal e estimulando práticas pedagógicas que unam aprendizado, consciência ambiental e cidadania desde os primeiros anos de vida.