Semana Scratch da Secretaria de Educação do Recife começa nesta segunda-feira (17)

imagem de Paulo H
Palestras e oficinas integram a programação do evento; Devido à pandemia, toda a programação será online e as inscrições são gratuitas

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, promove na próxima semana, de 17 a 21 de maio, a Semana Scratch. Devido à pandemia da Covid-19, o evento será online e toda a programação, que inclui palestras e oficinas, será transmitida no canal oficial do órgão no YouTube e na plataforma Google Meet. 


Na palestra de abertura, que será realizada na segunda-feira (17), a partir das 17h, no YouTube da Secretaria de Educação do Recife, os participantes acompanharão o painel “Programando com Interdisciplinaridade”. A programação da abertura contará ainda com socializações de experiências criativas no Scratch em sala de aula e explicações sobre possibilidades de ferramentas pedagógicas e digitais. 

 

Ao longo da semana, a programação da Semana Scratch tará também o webnário “Aprendizagem Criativa” e as oficinas “Possibilidades de uso do Scratch em sala de aula”, com a entrega de um material guia de computação criativa; e “Brincando com os jogos do Scratch: aprendendo a programar games”. As inscrições para estas oficinas seguem abertas e podem ser realizadas na plataforma Sympla e formulários Google. 

 

“É a primeira vez que estamos realizando a Semana Scratch, pois o evento sempre foi realizado em único dia. Este é um evento internacional, então várias redes do Brasil e do mundo estarão promovendo a Semana Scratch. É muito interessante a realização destas atividades e oficinas, e a gente fica muito feliz de participar com a rede do Recife. As UTECs fizeram uma programação muito bacana para enaltecer o tema e essa plataforma que tem várias possibilidades, desde a criação de animações, jogos e histórias interativas, além de ajudar muito na personalização do ensino e em trazer elementos da aprendizagem criativa para os estudantes, que aprendem brincando e de maneira mais engajadora”, pontua Ligia Stocche, executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Recife. 

 

SCRATCH - Com o Scratch é possível criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos. O Scratch ajuda os jovens a pensarem de forma criativa, a raciocinarem sistematicamente e a trabalharem colaborativamente, que são competências essenciais à vida no século XXI. 


Clique aqui e confira a programação completa da Semana Scratch 


Oficina “Possibilidades de uso do Scratch em sala de aula”
Inscrições aqui

Oficina “Brincando com os jogos do Scratch: aprendendo a programar games”
Inscrições aqui