Seminário das Escolas Integrais de Anos Finais debate pedagogia e inteligência emocional

O objetivo do seminário é oferecer aos professores uma formação específica que contribua na reflexão e no fortalecimento das práticas pedagógicas. Foto: Antônio Tenório/PCR

Na última segunda-feira (24), a Diretoria Executiva de Gestão Pedagógica promoveu, no auditório do Colégio São Luís, no bairro das Graças, o III seminário das Escolas Integrais de Anos Finais do ensino fundamental. O evento, que aconteceu das 8h às 17h30, reuniu cerca de 200 profissionais de educação do município, entre gestores, coordenadores pedagógicos, professores e educadores de apoio.

“O principal objetivo desse seminário é continuar oferecendo aos professores e educadores uma formação específica que contribua na reflexão e no fortalecimento das práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula”, explicou Ana Márcia Silva, gerente de Educação Integral e Anos Finais da rede municipal do Recife.  A programação incluiu discussões e debates sobre Metodologia de Pesquisa e Plano de Ação das Integrais, além de palestras  sobre Pedagogia Interdimensional e o papel da escola no desenvolvimento de habilidades para o século XXI.

“O conteúdo que trouxe hoje foi a pesquisa que fiz sob encomenda do Ministério da Educação (MEC) abordando o tema desenvolvimento de habilidades socioemocionais como caminho para aprendizagem na educação básica. Esse estudo já está sendo utilizado na elaboração das políticas públicas educacionais do país”, ressaltou a professora paulistana Anita Zuppo Abed, consultora da Unesco e psicopedagoga da Mind Lab Brasil, que falou sobre Inteligência Emocional – papel da escola no desenvolvimento de habilidades para o século XXI.