Seminário de Competências Digitais promove inovação na Educação Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento contou com oficinas nos eixos Narrativas Digitais, Pensamento computacional, Robótica sustentável e a metodologia STEAN / Foto: Mangue Action

Nesta segunda e terça-feira (29 e 30) a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, está promovendo mais uma edição do Seminário de Competências Digitais, evento com foco na formação de professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. O encontro entre os docentes, que acontece no auditório do Moinho Recife, é uma iniciativa do Programa de Formação Docente que busca capacitar professores para desenvolverem habilidades digitais necessárias para o uso efetivo da tecnologia em suas atividades pedagógicas, bem como para seu contínuo desenvolvimento profissional. 

Com palestras e oficinas práticas que trabalham temas como programação; recursos educacionais digitais; cultura digital; e práticas pedagógicas inovadoras, o seminário traz uma abordagem sobre a importância do desenvolvimento de competências digitais para os professores da rede do Recife. Estas competências são necessárias para a utilização da tecnologia de forma efetiva nas suas atividades em sala de aula, além de expandir ainda mais a aprendizagem também dos professores. 

"É uma alegria realizarmos este grande encontro. O mundo em que nossos estudantes vivem é digital, e Recife tem uma história muito bonita de anos de trabalho em tecnologia e informação. O que estamos fazendo agora é fortalecer a capacitação de nossos professores para expandir ainda mais esse trabalho", declarou Fred Amancio, secretário de Educação.

A abertura deste primeiro dia de seminário ficou sob a responsabilidade da pedagoga e mestre em Educação, Lilian Bacich, que ministrou uma palestra com foco em práticas inovadoras na educação. "Estou muito honrada por estar aqui participando desse momento tão enriquecedor para a educação. Hoje é um dia especial, com vários momentos de troca e aprendizado, tenho certeza que este seminário vai proporcionar aos professores muito aprendizado e uma nova visão de como criar novas ideias e como causar impacto", disse. 

A programação deste primeiro dia seguiu com oficinas práticas que possuem o intuito de provocar experiências interativas e motivar os professores a explorarem novas abordagens no ensino. Narrativas digitais; robótica sustentável; pensamento computacional; e educação STEAM são as oficinas programas para esta edição do Seminário de Competências Digitais 

O professor da Unidade de Tecnologia (UTEC) Cristiano Donato, Charles Medeiros, acredita que o seminário chega para enriquecer o docente. "Eu acredito que esses seminários são muito importantes para ampliarmos nosso conhecimento e melhorar as atividades que realizamos dentro das escolas. Tudo o que vier para somar é muito bem-vindo para a nossa categoria", pontuou o professor. 

Para assegurar a eficácia da política de integração tecnológica na rede municipal de ensino e fornecer aos professores as competências necessárias para atuar neste novo contexto, foi desenvolvido um projeto de formação em competências digitais. Criado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, e utilizando como referência a matriz de competências digitais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o projeto propõe a formação dos professores em três eixos principais: prática pedagógica; cidadania digital e desenvolvimento profissional.

"A visão da Fundação Telefônica Vivo é que a tecnologia precisa ser cada vez mais uma aliada das professoras e dos professores, para que faça sentido no dia a dia. Não deve ser apenas uma questão de uso de equipamentos ou infraestrutura, mas sim uma abordagem com intencionalidade pedagógica", afirmou Lia Glaz, presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O programa de formação destina-se a todos os professores da rede e será estruturado de acordo com o nível de competências digitais de cada docente. A primeira etapa consiste em uma autoavaliação para que cada professor possa medir seu nível de proficiência em competências digitais. Com base nesse resultado, os professores serão direcionados para a trilha de formação mais adequada às suas necessidades. A formação será realizada de forma híbrida, combinando conteúdo online por meio de uma plataforma digital com momentos presenciais de prática hands-on.

Por fim, a iniciativa reforça a ideia de que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem, criando oportunidades para professores e alunos interagirem de novas maneiras e explorarem o vasto universo do conhecimento digital. Com esse evento, a cidade do Recife reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência educacional.