Seminário debateu o currículo escolar na prática

Evento realizado pela Secretaria de Educação teve como objetivo promover o lançamento da nova versão da proposta curricular da Rede. Foto: Divulgação

Na última terça-feira, 23, mais de mil professores da rede municipal de educação do Recife se reuniram no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, para participar do V Seminário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (RMR). Com o tema Currículo na Prática, o evento teve como objetivo promover o lançamento da nova versão da proposta curricular da Rede e socializar as práticas docentes, desenvolvidas nas unidades de ensino, pautadas na Política de Ensino da RMR.

Ao som do Grupo Migliorios, os profissionais foram recebidos e participaram, das 9h às 21h30, de palestras e debates acerca do currículo escolar. Para o Diretor Executivo de Tecnologia na Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Francisco Luiz dos Santos, o momento é importante, pois o documento vai nortear as ações da rede. “O documento que apresentamos é um guia para a sala de aula como ensino, aprendizado e inclusão de nossas crianças e adolescentes”, destacou.

O diretor executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, foi o responsável por apresentar as propostas curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (RMR). As versões foram validadas nos Fóruns de Discussão da Política de Ensino da RMR, realizados no ano de 2018.

Morais destacou alguns pontos do documento que permaneceram ou que foram alterados após a revisão. Permaneceram o ciclo de alfabetização em três anos de duração e os fundamentos pedagógicos organizados em Diretos e Objetivos de Aprendizagem, por exemplo. Alguns pontos alterados foram reformulação e/ou elaboração de alguns direitos e objetivos de aprendizagem, códigos de habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), organização da proposta curricular de Educação Infantil em campos de experiências, entre outros. “Até 2013 essa rede trabalhava sem currículo. Cada um seguia seu trabalho da forma que achava o melhor. Hoje, nossa Política de Ensino é uma política pública consolidada. Após seis anos, criamos e revisamos o currículo, dois ciclos de trabalho de produção coletiva, de produção autônoma da rede”, ressaltou o Diretor.

Uma das palestras mais aguardadas, Edênia Ribeiro, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), debateu sobre “Os desafios da implementação do currículo na prática docente. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Edênia destacou os desafios e a importância do documento no dia a dia escolar. “O currículo se faz com as experiências escolares, permeadas pelas relações e saberes dos estudantes. A relação do currículo com a escola tem que ser viva e dinâmica”, pontuou.

Na programação noturna, os professores se reuniram na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire, na Madalena, para mais uma rodada de palestras. Passaram pelo palco da EFER, a Doutora pela Universidade de Pernambuco (UPE), Waldênia Leão, falando sobre “Os desafios da implementação do currículo na prática pedagógica da EJA”; e o Diretor Executivo Rogério Morais, com um Painel sobre processo de reelaboração e apresentação da nova versão da proposta curricular. Ao final, houve a Socialização de Experiências - Currículo na Prática, tendo como Mediadora Alexsandra Felix, Gestora da EFER.