Servidores da PCR participam de curso de pilotagem de drone

Foto: Comunicação/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife, em parceria com a Escola de Governo promoveu, de 02 a 13 de abril, o curso de pilotagem de drone para funcionários da Prefeitura do Recife – PCR, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania - CETEC. O curso foi ministrado para 20 servidores da gestão municipal e do Governo Estadual.

Durante o curso os participantes conheceram a história do drone, que data desde a segunda guerra mundial; a legislação, que é regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); além das práticas de pilotagem.

O curso tem o objetivo de qualificar os servidores na perspectiva do desenvolvimento de projetos e ações que venham contribuir na resolução de problemas urbanos, bem como na ampliação dos conhecimentos científicos do público atendido pela PCR.

João da Silva, da divisão de Anos Finais – DAF, da Secretaria de Educação do Recife, relatou o quanto está animado com o curso e a vontade de vencer as suas dificuldades. “Eu estou gostando bastante porque já tenho o material para estudar e agora estamos fazendo a aula prática. Tenho certa dificuldade porque os controles são sensíveis e temos que exercitar, ou seja, a prática é que vai fazer você subir e descer o drone, e tirar foto”, ressaltou

Segundo Cleoneide Brito, chefe da divisão de inovações educacionais, a Secretaria de Educação adquiriu 12 drones para projetos pedagógicos. “Os professores de Ciências, Geografia, História, Arte, enfim, todas as áreas poderão fazer uso dos drones para fazer mapeamento de determinadas regiões, identificar focos de dengue, entre outras ações. O equipamento está à disposição das escolas para uso pedagógico”, explicou.

Esta é a segunda turma da formação de Drone. A primeira contou com a presença de 30 servidores da PCR e do Governo Federal.