Shows de Tio Bruninho, Fada Magrinha e Mari Bigio encerram a 10ª Semana do Bebê do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Foram mais de 950 ações realizadas e cerca de 80 mil pessoas alcançadas Foto:1 á 5 Paulo Melo/PCR / 6 á 10 Mangue Action

A décima edição da Semana do Bebê movimentou a capital pernambucana na última semana. Foram mais de 950 ações realizadas e cerca de 80 mil pessoas alcançadas. O encerramento desta grande estratégia de mobilização social, realizada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aconteceu neste domingo (28), no Marco Zero, no bairro do Recife, com shows de Tio Bruninho, Fada Magrinha e Mari Bigio. A programação contou ainda com Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, pintura de rua, brincadeiras lúdicas, vacinação contra a Influenza e Espaço Mãe Coruja.

Os sorrisos estampados nos rostos das crianças refletiam a alegria contagiante que permeiava o ambiente. Encantando o público infantil com suas músicas animadas, a Fada Magrinha abriu a festa com muita alegria. Emocionada, ela define a Semana do Bebê como um ato de amor. "Estou muito contente por participar deste momento de alegria e compromisso com as crianças. Nosso show é feito para elas e para suas famílias, trazendo muita cultura e diversão. Esse cuidado deve ser constante, porque as infâncias precisam ser nutridas todos os dias", afirmou Lulu Araújo, chamada carinhosamente como a Fada Magrinha.

“É incrível como a cidade abriu o coração, as portas e os olhares para a primeira infância. Fiquei encantado com esse cuidado e esse carinho com as crianças, é uma honra poder trazer artistas que trabalham para o público infantil para o Marco Zero, está sendo maravilhoso poder participar desse momento”, falou Tio Bruninho.

Mari Bigio cativou o público com suas músicas regionais e muito forró. "Estou super feliz de estar aqui no encerramento desta semana tão incrível, no Marco Zero, ocupando este espaço com a presença das crianças. Estamos dando visibilidade para a criança e protagonismo para a infância, algo muito importante. De várias maneiras, este evento é um marco, e estar aqui é só alegria", disse ela. Além dos espetáculos musicais, a programação ofereceu uma ampla variedade de atividades lúdicas e educativas para os pequenos explorarem e se desenvolverem.

A Semana do Bebê prioriza as políticas públicas voltadas para a primeira infância e coloca a felicidade e o bem-estar dos pequenos como prioridade máxima da gestão municipal. "Estamos muito felizes em concluir mais uma Semana do Bebê do Recife. Este ano, a Semana do Bebê foi associada a um outro grande evento, o Encontro Nacional Urban 95, que reuniu as 27 cidades brasileiras que fazem parte desse movimento global para a primeira infância. Durante a semana, tivemos mais de 950 atividades espalhadas por vários locais da cidade, todas ocorrendo de maneira muito bonita. Assim, conseguimos levar essa mensagem de cuidado com a primeira infância para todos os cantos de Recife. Agora, o foco é na Semana do Bebê de 2025", disse Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

Paralelo ao palco principal, o Espaço Novo Quintal proporcionou momentos de aprendizado e brincadeiras, enquanto a Casa das Asas ofereceu uma oficina de pintura de rua, estimulando a criatividade das crianças e despertando novos talentos artísticos. "É muito interessante proporcionar às nossas crianças essas brincadeiras ao ar livre. Sempre que posso, trago minha filha para esses momentos. Quando as crianças têm a chance de brincar com atividades manuais, em contato com a natureza, isso faz toda a diferença no comportamento delas. Está sendo um domingo incrível", disse Sabina Soares, mãe da pequena Sophia, de 7 anos.

Além da diversão, a Semana do Bebê também se preocupou em oferecer serviços essenciais para o bem-estar das famílias presentes. O Espaço Mãe Coruja disponibilizou um fraldário, garantindo conforto e comodidade para os bebês, enquanto a Secretaria de Saúde promoveu uma grande campanha de conscientização e importância da vacinação, por meio da vacinação contra a Influenza.

"Tivemos uma semana incrível, com ações impactantes em vários âmbitos importantes, o que nos deixa muito felizes. A Semana do Bebê é uma semana especial que celebramos, mas as ações eficazes ocorrem ao longo do ano todo. Como representante do Unicef, parabenizo a Prefeitura e toda a equipe que fez esta semana acontecer", declarou Juliana Vergetti, oficial de Saúde e Primeira Infância do Unicef.