Tarde de autógrafos marca lançamento de gibis e despedida de turma na Maria Sampaio de Lucena

imagem de Bella
Os temas das Revistinhas em Quadrinhos (HQs) tratam de assuntos vivenciados pelos alunos no dia a dia. Foto: Divulgação

De um lado a história de amor entre uma adolescente cadeirante e um garoto que se conheceram pelas redes sociais e, de outro, a história do surgimento de um dos bairros mais conhecidos do Recife, o Ibura, deram o tom a duas Histórias em Quadrinhos (HQs), que foram lançadas na última sexta-feira (7), na Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena (Ibura). Ao todo mais de 60 alunos de duas turmas do 9° ano participaram da tarde de autógrafos, que além de marcar o encerramento do ano letivo, marcou com muita emoção a despedida daquelas turmas da unidade de ensino. A festividade reuniu alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar.

Com muita emoção, o gestor Amaro Antônio contou sobre a trajetória dos alunos. “Tivemos muitos obstáculos nessa caminhada, mas hoje fechamos um ciclo e estamos muito orgulhosos desses alunos que trabalharam duro para chegar aqui. A entrega dessas obras é uma representação importante do que nossos alunos são capazes”, comemorou o gestor.  

Os temas dos gibis tratam de assuntos vivenciados pelos alunos no dia a dia. O romance “Atração sobre Rodas”, escrito pelos alunos-autores Sandryellen Silva (15) e Wallace Pereira (15), conta a história de dois adolescentes que se conheceram pelo Instagram e vivem uma linda história de amor, mas o que um deles não esperava é que o outro fosse cadeirante, mostrando uma realidade de preconceito e dificuldades diárias que eles enfrentam. A aluna Sandryellen conta que a grande referência para a história foi a estudante do 8º ano Maria Vitória. A adolescente, que faz parte da educação especial e é cadeirante, foi entrevistada e os alunos puderam vivenciar um pouco as dificuldades que a ela enfrentava no dia a dia como, por exemplo, chegar até à escola. “É uma grande alegria poder estar apresentando este projeto hoje, que fizemos com muita dedicação. É muito gratificante ver esse trabalho chegar tão longe”, confidenciou a autora e ilustradora dos dois HQs, Sandryellen.

Sandryellen, que também se destacou nas ilustrações das obras, conta que além da família, a professora Andréa Borges foi sua maior incentivadora. Orientadora do projeto e professora de Português, Andréa destacou que o trabalho foi desenvolvido para contribuir com o conhecimento e desenvolvimento de leitura e produção de texto dos estudantes aproveitando o tema do ano letivo “Ler para sonhar, escrever para criar”. “Durante meses os alunos se dedicaram a este projeto, desde a leitura de obras similares, como as histórias em quadrinhos a entrevistas com alunos que vivenciam as dificuldades que a vida com necessidades especiais impõe”, contou.

Já na ficção “O dia em que o robô da NASA veio ao Ibura: Onde já se viu?” os autores Sandryellen Silva, Bruna do Nascimento, Mirelle Lima, Luana Ribeiro e Adrielly dos Santos, contaram que o livro surgiu a partir do projeto ‘Meu Bairro minha história’, onde os alunos narraram, a partir do personagem Zé Lelé, como surgiu o bairro do Ibura até os dias de hoje. ”Nós conversamos com antigos moradores até nossos familiares para saber um pouco como era nosso bairro, como ele surgiu, até os dias de hoje”, contou a aluna Adrielly que também confidenciou ser muito gratificante o trabalho deles terem chegado tão longe.

“Orientá-los neste trabalho foi uma honra, pois estou com esses alunos desde o ano passado. Tenho observado o quanto eles têm desejo de aprender, a dedicação em querer sempre mais do que simplesmente aquilo que esta sendo apresentado em sala de aula. Estou orgulhosa por fechar este ciclo”, finalizou  a professora.