Trabalhadores da limpeza urbana recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental

imagem de Paulo H
A parceria da Prefeitura do Recife com a Vital Engenharia e Fundação Roberto Marinho possibilitaram a criação de turmas de Anos Iniciais e Anos Finais na própria empresa. Foto: Lu Streithorst - PCR

Vinte trabalhadores que executam serviços de limpeza urbana na cidade do Recife receberam seus certificados de conclusão do Ensino Fundamental(Anos Iniciais e Finais).  A iniciativa foi possível por meio de uma parceria entre a Vital Engenharia, uma das prestadoras de serviço de limpeza urbana da capital, Secretaria de Educação do Recife, Emlurb e a Fundação Roberto Marinho. A solenidade ocorreu no final da semana passada.

A Secretaria de Educação do Recife implantou em junho de 2018 duas salas de aula na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro da empresa (uma no auditório, outra no refeitório), para receber os garis e garantir a conclusão dos estudos. Duas professoras da Rede de Ensino do Recife ministraram as aulas, que aconteciam no período da tarde e noturno para 52 estudantes, sendo 23 nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e 29 nos Anos Finais (6º ao 9º ano). No total, há 2.281garis que atuam na limpeza das ruas do Recife.

O primeiro aluno a ser homenageado pela assiduidade, em Anos Iniciais, foi Jorge Sizenando Antônio dos Santos, 44 anos. Muito feliz, ele diz que está motivado a continuar os estudos e tem o sonho de um dia fazer o curso de Direito. “Não tive a oportunidade de estudar na época certa porque tive que trabalhar para ajudar a família, muito humilde”.  Ele fala que o filho Jeferson Santos, 18 anos, o incentivou muito. Na plateia estava toda sua família, orgulhosa, aplaudindo sua conquista.

O estudante José Geraldo, 72 anos, muito emocionado agradeceu a todos que contribuíram para sua conquista. Ao receber o certificado, Márcio Ferreira, falou que pensou em desistir, mas leu uma frase na internet, que incentivou a ir em frente. “Nós temos um potencial muito grande e não vamos desistir”, frisou Márcio.

O Secretário de Infraestrutura e presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, disse aos concluintes que os considera agentes ambientais, que considera seu trabalho fundamental para a cidade e para que as pessoas tenham qualidade de vida e que participar da vida hoje em dia sem saber ler é uma grande barreira. “Vocês sabem o valor que é ler. E isso ajuda no emprego. Dos 5 mil trabalhadores que atuam na limpeza urbana do Recife, 2 mil são da Vital. A Prefeitura e a Emlurb têm o maior respeito pela atividade que vocês exercem e, quanto mais estudarem, mais oportunidades vão surgir na vida de vocês”, destacou Gusmão.

O gerente da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação do Recife, Bruno Oliveira, afirmou que não é difícil implantar as turmas de EJA, o desafio é manter os alunos estudando. “O importante é que os alunos conseguiram concluir os estudos por estarem comprometidos e terminam virando agentes multiplicadores para as próximas turmas”, pontuou.

O presidente da Vital, Antônio Carlos Salmeron, disse que não é fácil trabalhar e estudar e agradeceu a equipe da empresa e aos parceiros que tornaram possível a realização das turmas. “Foi uma sementinha plantada e espero que vire uma árvore frutífera”, afirmou.

Para uma das professoras das turmas, Janaína Cabral, não existe desistente, há os insistentes que ainda não conseguiram. “E esses que conseguiram agora, são heróis. Esses alunos têm uma vida de sacrifícios e um trabalho duro e, ainda têm ânimo para estudar, não é fácil”. A professora Suely Costa se disse muito orgulhosa pela conquista dos estudantes.

Fotos: Lu Streithorst - PCR