Turma da Escola e Trupe da CTTU participam de formação sobre Educação para Mobilidade

imagem de flavia
Foto: Adrielly Licia/Detec

A Secretaria de Educação do Recife, junto com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Instituto Pelópidas Silveira promoveu no dia 29 de abril uma formação sobre Educação para Mobilidade Consciente. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC) com a proposta de construir um projeto trabalhando educação no trânsito para mobilidade consciente e que esta temática seja tratada nas escolas.

Francisco Irineu, coordenador do Programa de Educação para o Trânsito, coordenou a formação voltada para artistas que fazem parte da Turma da Escola e a Trupe da CTTU. Eles fazem um trabalho educativo de conscientização no ambiente escolar e nas ruas orientando sobre desenvolvimento de projetos educativos, utilizando recursos tecnológicos, lúdicos entre outros. “Esta ação contribuirá para o aprendizado dos estudantes sobre mobilidade proporcionando mudanças para comportamentos mais seguros no ato de se movimentar na cidade”, avaliou Francisco Irineu.

Representantes da Unidade de Tecnologia (UTEC) do Recife também estavam presentes na formação. Eles iniciaram oficinas para implementar o de mobilidade consciente nas escolas a partir de maio. “A proposta é trabalhar tecnologia na educação para mobilidade por meio dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas”, explicou a Gestora da UTEC Recife, Ilka Oliveira.

Marilia Pina, gerente do Instituto Pelópidas Silveira, apresentou o Plano Diretor de Mobilidade da cidade do Recife, que tem como objetivo geral contribuir para o acesso amplo e democrático à cidade, por meio do planejamento e organização do Sistema de Mobilidade Urbana e a regulação dos serviços de transportes urbanos. “Precisamos garantir a execução do Plano Diretor de Mobilidade e que ele seja de conhecimento da população”, disse Marilia.