Unidade Educacional para Aulas Digitais: Secretaria de Educação abre seleção interna para professores

imagem de Paulo H
São 45 vagas disponíveis distribuídas em todas as etapas e modalidades de ensino; Docentes selecionados receberão, entre outros benefícios, ampliação de carga horária e uma bolsa formação

A educação é uma das áreas mais afetadas com a pandemia do Covid-19. Há um ano, as aulas presenciais em todas as escolas da Rede Municipal do Recife precisaram ser suspensas. Estratégias para atividades não presenciais e aulas remotas foram criadas para minimizar os impactos da pandemia. Para o ano letivo de 2021, a Secretaria está lançando a Unidade Educacional para Aulas Digitais.

Inovadora, a iniciativa contará com quatro novos estúdios que possibilitarão a transmissão de aulas pela TV e pela internet e novos equipamentos, que incluem também uma plataforma na internet e ferramentas pedagógicas, contemplando todas as etapas e modalidades de ensino. Para este projeto, a Secretaria de Educação do Recife abriu uma seleção interna para professores da rede e as inscrições para o processo seguem até o dia 26 de março. O edital e o link de inscrição já estão disponíveis no Portal da Educação. www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br.

São 45 disponíveis distribuídas em Educação Infantil (4 professores tipo 1); Anos Iniciais (12 professores tipo 1); Anos Finais (12 professores tipo 2) Educação Especial (6 professores tipo 1 de educação especial); e Educação de Jovens e Adultos – EJA (2 professores tipo 1 e 2 professores tipo 2). Os docentes serão selecionados para a função de regência de classe e atuarão em parceria com a equipe pedagógica da iniciativa.

“Esta unidade educacional para aulas digitais é um projeto inovador que une a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, na perspectiva de fortalecer todo este processo. Sem dúvidas, esta iniciativa é um passo muito importante para fortalecer ainda mais a educação do Recife”, ressalta o secretário de Educação, Fred Amancio.

Os professores selecionados terão carga horária ampliada para 270h; participação em um programa especial de formação com novas ferramentas de comunicação e estratégias; bolsa formação no valor de R$ 200; e a possibilidade de planejar aulas em parceria com toda a equipe pedagógica envolvida no projeto.

Para participar da seleção interna, os interessados deverão corresponder a requisitos como: Pertencer ao Grupo Ocupacional do Magistério no cargo de Professor I ou Professor II; Comprovar três anos de efetivo exercício na regência de classe na Rede Pública Municipal de Ensino do Recife com aprovação no estágio probatório; Não ter recebido penalidade decorrente de Processo Administrativo Disciplinar nos últimos 3 anos.

Os interessados precisam ainda ter disponibilidade para trabalhar presencialmente, em carga horária de 270 horas mensais, nos turnos da manhã e tarde, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC); Não integrar grupo de risco da COVID-19 (comorbidades), uma vez que a atuação profissional será presencialmente, mesmo neste período de pandemia; Não ser professor readaptado, dado que exercerá função de regência.

Os candidatos terão até o dia 26 de março de 2021 para preencher o Formulário de Inscrição Digital, fornecendo dados de identificação, além de informações básicas sobre seu perfil e anexando os seguintes arquivos para as etapas da seleção: autodeclaração de que não é parte do grupo de risco da COVID-19; plano de aula elaborado pelo professor para aula online ou remota direcionada para etapa ou modalidade de ensino escolhida na ficha de inscrição, e para qual está se candidatando contemplando conteúdo do currículo da rede; e videoaula gravada pelo professor de até 10 minutos direcionada para a etapa ou modalidade de ensino escolhida na ficha de inscrição.

Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para cetec.selecaointerna@educ.rec.br.