Unidades de ensino do Recife têm último dia de programação da Semana do Bebê

As atividades educativas, que atingiram mais de 17 mil alunos, terminam nesta sexta, mas as demais Secretarias da PCR promovem ações até o próximo domingo. Foto: Luciano Ferreira/PCR

As 235 unidades de ensino municipais que têm turmas de Educação Infantil encerram, nesta sexta-feira (12), a programação da terceira edição da Semana do Bebê do Recife. As atividades são realizadas pela Prefeitura do Recife, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o tema “1000 dias que marcam uma vida”, a intenção é levantar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até os dois anos de idade, uma das fases mais importantes da primeira infância – período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. A programação incluiu palestras, oficinas, mamaços, atividades culturais com as crianças e outras ações de diversas secretarias municipais, incluindo a de Educação. Nas unidades de ensino, as atividades, que atingiram mais de 17 mil alunos, estão sendo concluídas na tarde desta sexta, mas as demais Secretarias promovem ações até o próximo domingo (14).

Nesta sexta, a Creche-escola Oito de Março, localizada no Ibura, encerrou a programação com trilha sensorial para desenvolvimento da parte motora e sensitiva através do toque e dos cheiros para estimular os sentidos; roda de conversa com as mães sobre a importância do estímulo à educação na primeira infância e sobre a relevância do brincar, além do uso de espelhos e construções de autodesenho para trabalhar a identidade dos pequenos alunos a partir das imagens deles e dos colegas.

A professora Evani da Silva Vieira fez uma roda de diálogo para sensibilizar as mães dos estudantes do grupo 4 sobre a importância do desenvolvimento infantil, além de desmistificar a ideia de que as crianças vão para a creche-escola apenas para comer e dormir enquanto as mães trabalham. “Aqui as crianças aprendem a interagir umas com as outras, respeitar regras, trabalhar em grupo, desenvolvem a autoestima e a linguagem oral e escrita. Elas também desenvolvem a coordenação motora ao correr, pular, chutar, desenhar, colorir dentro das margens e recortar; aprendem noções de direita e esquerda, dentro e fora, frente e trás, entre outras coisas importantes para o desenvolvimento delas”.

A dona de casa Rosemary Martins, 41 anos, contou que fica feliz e orgulhosa quando vê a filha Isabela Sofia, 4 anos, repetindo em casa os conteúdos que aprende na creche-escola.  “Minha filha me diz: ‘mamãe, eu amo minha escola. Eu brinco, mas minha tia também me ensina a fazer tarefa’. Ela chega em casa contando o que aprendeu na creche-escola durante o dia, cantando as músicas que as professoras ensinaram”.

A professora Gleice Moreira, 36 anos, falou da importância do brincar na Educação Infantil. “A creche é um lugar onde os pequenos alunos recebem os primeiros estímulos para seu desenvolvimento futuro. De 0 a 3 anos é quando o cérebro das crianças está mais aberto para receber estímulos e desenvolver habilidades. E nessa faixa etária brincar é a coisa mais importante; mas toda brincadeira tem cunho um pedagógico por trás. Sempre pensamos através das atividades lúdicas. Toda vez me pergunto que brincadeira vai me fazer alcançar o objetivo que quero”, explicou a docente que dá aula numa turma de berçário.

ESCOLA DO FUTURO – Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro, da Secretaria de Educação do Recife, é fazer com que as crianças aprendam brincando desde a primeira infância. Para isso, são utilizados brinquedos e jogos educativos, jogos de raciocínio lógico, aulas de robótica, contação de histórias de livros de literatura infantil que são distribuídos para os alunos levarem para casa, iniciação musical com o Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, entre outras ações.

Além disso, os alunos da rede municipal do Recife começam a ter contato com a leitura aos 4 anos de idade, para que já tenham aprendido a ler até os 6 anos – idade inferior à preconizada pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é o objetivo do Programa de Letramento do Recife (ProLer), lançado em fevereiro de 2014. Mesas educativas com jogos pedagógicos ajudam os professores nas atividades com os pequenos leitores.