Unidades de ensino do Recife têm último dia de programação da Semana do Bebê

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As atividades educativas, que atingiram mais de 17 mil alunos, terminam nesta sexta, mas as demais Secretarias da PCR promovem ações até o próximo domingo. Foto: Luciano Ferreira/PCR

As 235 unidades de ensino municipais que têm turmas de Educação Infantil encerram, nesta sexta-feira (12), a programação da terceira edição da Semana do Bebê do Recife. As atividades são realizadas pela Prefeitura do Recife, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o tema “1000 dias que marcam uma vida”, a intenção é levantar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até os dois anos de idade, uma das fases mais importantes da primeira infância – período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. A programação incluiu palestras, oficinas, mamaços, atividades culturais com as crianças e outras ações de diversas secretarias municipais, incluindo a de Educação. Nas unidades de ensino, as atividades, que atingiram mais de 17 mil alunos, estão sendo concluídas na tarde desta sexta, mas as demais Secretarias promovem ações até o próximo domingo (14).

Nesta sexta, a Creche-escola Oito de Março, localizada no Ibura, encerrou a programação com trilha sensorial para desenvolvimento da parte motora e sensitiva através do toque e dos cheiros para estimular os sentidos; roda de conversa com as mães sobre a importância do estímulo à educação na primeira infância e sobre a relevância do brincar, além do uso de espelhos e construções de autodesenho para trabalhar a identidade dos pequenos alunos a partir das imagens deles e dos colegas.

A professora Evani da Silva Vieira fez uma roda de diálogo para sensibilizar as mães dos estudantes do grupo 4 sobre a importância do desenvolvimento infantil, além de desmistificar a ideia de que as crianças vão para a creche-escola apenas para comer e dormir enquanto as mães trabalham. “Aqui as crianças aprendem a interagir umas com as outras, respeitar regras, trabalhar em grupo, desenvolvem a autoestima e a linguagem oral e escrita. Elas também desenvolvem a coordenação motora ao correr, pular, chutar, desenhar, colorir dentro das margens e recortar; aprendem noções de direita e esquerda, dentro e fora, frente e trás, entre outras coisas importantes para o desenvolvimento delas”.

A dona de casa Rosemary Martins, 41 anos, contou que fica feliz e orgulhosa quando vê a filha Isabela Sofia, 4 anos, repetindo em casa os conteúdos que aprende na creche-escola.  “Minha filha me diz: ‘mamãe, eu amo minha escola. Eu brinco, mas minha tia também me ensina a fazer tarefa’. Ela chega em casa contando o que aprendeu na creche-escola durante o dia, cantando as músicas que as professoras ensinaram”.

A professora Gleice Moreira, 36 anos, falou da importância do brincar na Educação Infantil. “A creche é um lugar onde os pequenos alunos recebem os primeiros estímulos para seu desenvolvimento futuro. De 0 a 3 anos é quando o cérebro das crianças está mais aberto para receber estímulos e desenvolver habilidades. E nessa faixa etária brincar é a coisa mais importante; mas toda brincadeira tem cunho um pedagógico por trás. Sempre pensamos através das atividades lúdicas. Toda vez me pergunto que brincadeira vai me fazer alcançar o objetivo que quero”, explicou a docente que dá aula numa turma de berçário.

ESCOLA DO FUTURO – Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro, da Secretaria de Educação do Recife, é fazer com que as crianças aprendam brincando desde a primeira infância. Para isso, são utilizados brinquedos e jogos educativos, jogos de raciocínio lógico, aulas de robótica, contação de histórias de livros de literatura infantil que são distribuídos para os alunos levarem para casa, iniciação musical com o Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, entre outras ações.

Além disso, os alunos da rede municipal do Recife começam a ter contato com a leitura aos 4 anos de idade, para que já tenham aprendido a ler até os 6 anos – idade inferior à preconizada pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é o objetivo do Programa de Letramento do Recife (ProLer), lançado em fevereiro de 2014. Mesas educativas com jogos pedagógicos ajudam os professores nas atividades com os pequenos leitores.