Unidades municipais de ensino do Pilar recebem geladotecas doadas pelo Porto do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Ancoradouro entregou, nesta quarta-feira (27), duas geladeiras culturais cheias de livros para a Creche Escola do Pilar e Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar. Foto: Coordenadoria de Imprensa do Porto do Recife

Em celebração ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, o Porto do Recife doou duas geladotecas cheias de livros para duas unidades municipais de ensino do Pilar, nesta quarta-feira (27).  As geladeiras servirão como minibibliotecas e ficarão na Creche Escola do Pilar e na Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar, podendo ser utilizadas pelos estudantes da comunidade. Além da entrega das geladeiras, os alunos participaram de uma roda de leitura utilizando os livros doados.

O objetivo da ação é dar acesso e estimular a leitura entre crianças, adolescentes e jovens do Pilar, além de transformar eletrodomésticos velhos, até então sem utilidade, em algo que seja útil para a comunidade. O que antes era espaço para alimentos, agora se transformará em prateleiras para livros e revistas.

“Nos livros nós temos uma de nossas maiores fontes de conhecimento e a gente sabe da importância de estimular a leitura desde cedo nas nossas crianças e jovens. O intuito do Porto nesta ação é, mais uma vez, apoiar e colaborar para o crescimento da comunidade que fica em nosso entorno”, explicou o presidente do Porto do Recife, José Lindoso.

As geladotecas são fruto de uma parceria com o Cais Rooftop e com o ativista social Sérgio Santos, idealizador do movimento Periferia & Cidadania, que revitaliza as carcaças dos eletrodomésticos, transformando-os em Geladeiras Culturais para serem doadas a associações, creches, escolas, ONG's e empresas.

O “abastecimento” inicial da geladeira foi feito pelo ancoradouro, que promoveu uma ação interna de doação de livros entre os colaboradores do porto, além de doações do Sindicato dos Operadores Portuários (Sindope). Porém, a proposta é que as pessoas também façam doações no local ao longo do tempo e troquem as obras, tornando as minibibliotecas cada vez mais diversas.

"A parceria com o Porto do Recife já existe desde a inauguração da Creche do Pilar, onde eles estão sempre presentes, atuando com ações transformadoras. A ação da geladoteca vem para agregar ainda mais benefícios para os nossos estudantes, porque quem lê, viaja”, celebrou a gestora da creche, Roberta Vasconcelos.

Foto: Coordenadoria de Imprensa do Porto do Recife