Uso de drone auxilia em projeto de sustentabilidade da Escola Municipal Hugo Gerdau

imagem de flavia
Foto: Equipe de comunicação/Detec

A Escola Municipal Hugo Gerdau recebeu, na última sexta-feira (11), a visita da Coordenadora de Robótica Priscila Dutra, que pilotou o drone com o auxilio de Ronaldo Almeida, piloto de drone, fazendo mapeamento da escola. A ação é uma parceira entre o projeto de sustentabilidade da professora de Ciências, Giselly Alencar e a linha três, conhecida como a robótica avançada, do Programa Robótica na Escola.

A partir de uma necessidade encontrada em sala de aula, devido ao calor que incomodava muito os estudantes, a professora Giselly junto com os alunos construiu uma cortina térmica sustentável com caixas de leite que iam para o lixo. O intuito da cortina é de impedir que a luz do sol bata diretamente na parede e diminua a transferência de calor da radiação solar para dentro da sala de aula. O projeto já está em uso há um ano e tem dado resultado que são notórios no dia-a-dia em sala. “Estou adquirindo mais conhecimentos através desse projeto e levarei o pensamento sustentável para a minha vida toda”, ressaltou o estudante Wesley Albuquerque. O mapeamento com o drone foi necessário para a professora e os alunos observarem como estava à situação da cortina sustentável, já que ela fica na área externa da escola, onde eles não têm acesso.

Devido ao sucesso do projeto, os alunos Wesley Albuquerque, Estefany Vitória, Miguel Torres do 8º ano e Elienay Gadelha e Izabely Bento do 9º ano, já tiveram a oportunidade de apresenta-lo na FEBRACE, em São Paulo e irão apresentar na MILSET, em Fortaleza e na Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, em Maceió. “Conseguimos obter bons resultados não só na sala de aula, mas também fora dela com a apresentação dos projetos”, comemorou Giselly.  “Além de apresentarmos o projeto aqui em Recife essa oportunidade que temos de levá-lo para outros lugares tem nos feito evoluir”, disse Estefany.