V Seminário do Programa Primeiras Letras traz trocas de experiências exitosas da Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova

A Rede Municipal de Ensino, sempre em busca de aprimorar a qualidade da educação, tem dedicado esforços à iniciativas voltadas para fortalecer o processo de alfabetização. Uma dessas iniciativas é o Programa Primeiras Letras, que nesta terça-feira (09) e quarta-feira (10), está promovendo o "V Seminário do Programa Primeiras Letras – Conectando Boas Práticas na Alfabetização", sob a organização da Secretaria de Educação do Recife, por meio da Executiva de Gestão Pedagógica.

Dando início ao primeiro dia de evento, com a presença de professores da Educação Infantil (Grupos IV e V),  a secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, falou sobre a importância do encontro. "Nosso objetivo ao planejar este seminário é promover uma reflexão coletiva e facilitar a troca de experiências entre as diversas unidades, transformando-o em um momento inspirador. É essencial termos esse espaço para compartilhar ideias, debater e refletir, pois isso faz uma diferença significativa em nossa prática pedagógica, permitindo-nos desenvolver estratégias eficazes. Além disso, reconhecemos a importância de fortalecer nosso compromisso com a alfabetização e letramento, o que é central para o desenvolvimento infantil e o percurso escolar de nossas crianças", afirmou

O segundo momento foi ministrado pela professora e mestra em educação na área de linguagem, Andréia Louize, que proferiu a palestra “Leituras, escritas e infâncias: algumas reflexões sobre ler e escrever na pré-escola”. “É um prazer estar participando desse momento de muita troca. Pra mim, é um presente defender algo que eu acredito que seja tão valioso que é esse direito de acesso das crianças pequenas ao universo da linguagem escrita ao longo da educação infantil. Esse encontro está sendo de muito crescimento”, declarou Andréia.

O ponto alto do evento é o relato de experiências, compartilhado pelos profissionais de creches e escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Alinne Ingrid, professora do Grupo V, da Escola Municipal Sitio do Céu, apresentou seu trabalho intitulado, “Eu tenho um nome”. "É crucial destacar os exemplos de sucesso das escolas. Esta é uma oportunidade valiosa para demonstrar que é alcançável. Desde criança, eu brincava de ser professora, sempre soube que queria trabalhar na educação infantil. Estar aqui neste encontro, apresentando meu trabalho, é algo que me emociona profundamente", expressou a professora.

O Seminário do Programa Primeiras Letras tem se consolidado como um espaço de troca de experiências entre os educadores, promovendo a valorização do trabalho desenvolvido pelos professores, estudantes, equipe gestora e comunidade escolar. "Este é o nosso quinto seminário, um momento de enorme relevância. Aqui, apresentamos as experiências das unidades educacionais, incentivando os professores a adotarem abordagens inovadoras nas escolas. Às vezes, aquilo que parece simples, revela-se fundamental para o aprendizado das crianças", pontuou Ana Valéria de Aguiar, Gerente do Programa de Alfabetização.

Participaram do evento professores da educação infantil dos grupos IV e V / Foto: Paulo Melo/PCR