VI Festival 7CINE de Audiovisual premia melhores produções do ano realizadas por estudantes da Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento encerrou as programações do Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife (Emcine). Foto: Paulo Melo/PCR

Uma câmera na mão, um roteiro e muita imaginação é uma boa fórmula para produzir um grande trabalho. É assim que os estudantes da Rede Municipal do Recife se dedicam durante todo o ano para criar peças audiovisuais com temas de grande impacto na sociedade. Passado o momento criativo, toda a expectativa se volta para os melhores conteúdos, premiados durante o Festival 7CINE de Audiovisual. Nesta sexta-feira (16), na EFER, a premiação chegou à 6ª edição e, mais uma vez, emocionou os presentes com as entregas de troféus.

Os prêmios foram distribuídos dentro de 16 categorias: melhor filme, melhor documentário (voto jurados e voto popular), melhor filme de ficção, melhor roteiro de ficção, melhor roteiro de documentário, melhor ator, melhor atriz, melhor minuto#, melhor paródia, melhor animação, melhor lumière (estudante), melhor lumière (professor), melhor fotografia (estudante), melhor fotografia (professor), melhor fotografia (professor da eja) e melhor HQ.

“Vamos às escolas durante o ano, fazemos propostas para os professores e oferecemos oficinas de cinema. Os estudantes se encantam com aquilo e logo decidem participar e produzir. Para mim é de extrema importância esse trabalho, porque possibilita agregar diversas disciplinas com outras linguagens de ensino. Englobamos tudo e criamos trabalhos maravilhosos”, contou Beatriz Santos, professora multiplicadora da Utec Jardim Botânico. Ela auxiliou os estudantes Enzo Nunes e Samuel, da Escola Municipal do Barro, na produção vencedora do prêmio ‘Melhor Animação’.

O EmCine é, atualmente, o maior evento de audiovisual na educação municipal do Brasil em número de público e produções, e tem como foco o viés educacional e sociocultural, mesclando produções que vão desde relatos de experiências, a palestras, exposições e oficinas. Além disso, também foi agregado ao evento o  Fórum 7Cine de Audiovisual, no qual os professores da Rede puderam compartilhar suas experiências com trabalhos educacionais envolvendo o universo audiovisual.

Quem também celebrou muito ao arrematar o troféu na categoria ‘Documentário’ foram os estudantes João Pablo e Pâmella Micaelly, da E.M. Doutor Samuel Gonçalves. Os alunos criaram um material sobre as chuvas de março e ficaram muito felizes com o arremate do prêmio. “Durante a produção nós descobrimos e aprendemos muitas coisas. Foi muito legal estar junto com os meus amigos nesse trabalho”, destacou João. “A emoção foi grande e a sensação foi muito boa. Nos deu muito trabalho, mas hoje o nosso trabalho foi recompensado. Aprendemos que para que a gente consiga as coisas que queremos, temos que batalhar e dar o nosso melhor”, emendou Pâmella.

“Esse é um festival muito legal e que já se tornou uma tradição na nossa rede. Uma das coisas mais bonitas que eu vejo no Emcine é a construção de todo o trabalho, que começa ainda lá na escola, envolvendo os professores, estudantes, professores multiplicadores. É muito gratificante ver os estudantes envolvidos no projeto. Parabéns a todos que fazem parte dessa premiação. Estamos muito orgulhosos”, discursou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Fotos: Paulo Melo/PCR