Alunos da rede municipal de ensino do Recife disputam vaga na etapa nacional de torneio de robótica

Equipes da PCR ficaram entre as melhores no primeiro dia de disputa do First Lego League (FLL), que segue até esta sexta, no Sesi de Paulista. Foto: Lú Streithorst/PCR

As equipes da rede municipal de ensino do Recife tiveram bom desempenho no primeiro dia da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), conquistando a segunda, quarta, quinta e sétima colocações. A competição começou nesta quinta-feira (16) e segue até a sexta (17), no Sesi de Paulista, reunindo 23 times de escolas públicas e privadas de Pernambuco, Paraíba e Maranhão. Cinco times da Prefeitura do Recife, com cerca de 40 alunos, disputam a classificação para a fase nacional, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de março, em Taguatinga (DF).

Com 165 pontos, a equipe da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra ficou em segundo lugar e disputa o título nesta sexta. "Ainda dá para melhorar muito. Erramos em alguns detalhes e vamos treinar durante a noite para corrigir", avalia Ryan Vinícius Morais, campeão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2016 e um dos integrantes do time da Utec. "A experiência da OBR me ajudou muito na parte da programação, por exemplo. Já vi que o clima aqui no FLL é mais amigável, com mais aprendizado e menos competição", acrescenta seu colega Isaías Francisco da Silva Filho, vice-campeão no ano passado.

Composta por 6 alunos, a equipe da Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros também se destacou, ficando na quarta colocação com 58 pontos. "Fomos bem, mas ainda tivemos alguns problemas. Vamos treinar mais para a decisão. Já participamos da OBR no ano passado e a experiência foi útil", afirma o estudante José Rodrigo de Souza, que comandou os robôs junto com Ozildo Silva Filho. O time da Escola Municipal Alexandre Muniz terminou o dia em quinto lugar, com 56 pontos, enquanto a escola Jônatas Braga está em sétimo, com 51 pontos. A disputa será retomada na manhã da sexta e as finais acontecem no turno da tarde.

EVENTO - O FLL é considerado uma das maiores competições mundiais de robótica  e envolve jovens de 9 a 16 anos. Nos dois dias do torneio, os 240 jovens envolvidos na etapa regional de Pernambuco apresentam um projeto de pesquisa e um robô. Na temática proposta, pessoas e bichos devem se aliar na missão de fazer a vida melhor para todos. Os participantes precisam identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras para facilitar o dia a dia dos dois lados. Para cuidar de problemas de saúde de animais em extinção, por exemplo, eles precisam ser transportados para laboratórios e recebem cuidados especiais.

Além disso, os participantes são avaliados quanto ao Design do robô, onde a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego; Core Values, que leva em conta valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo, e o Desafio do Robô, quando os robôs têm dois minutos e meio para cumprir as missões propostas. O objetivo do FLL é desenvolver nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. No Brasil, o torneio ocorre em outros dez estados, envolvendo 1.200 times e 12 mil competidores, ao mesmo tempo em que as seletivas acontecem em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes.