Estão abertas as inscrições para três cursos a distância direcionados aos professores da RMER

Os cursos serão realizados pela plataforma UniRec e terão início no dia 21 de junho. Foto: Karolina Ferraz/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, abriu inscrição para três cursos, destinados aos professores da rede municipal de ensino do Recife. Na modalidade a distância, as aulas serão ministradas no ambiente virtual da Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec).

Os cursos oferecidos são: “Grandezas e medidas: explorar para compreender”, “Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas” e “Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência”. Todos têm 40 horas, totalmente a distância, distribuídos em 30 dias, com direito à certificação emitido pelo Instituto Vanzolini. O cursista precisa terminar o curso no prazo de 30 dias a partir da data de início para ser certificado.

As inscrição estão abertas e seguem até a próxima segunda-feira (19). As aulas já iniciam no dia 21/06. Os interessados devem acessar a UniRec, no endereço www.recife.pe.gov.br/eadrecife , escolher o curso, preencher o formulário de inscrição e aguardar o e-mail de confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.

Ementa dos cursos:

1.      Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência

A escola contemporânea vem sofrendo uma série de mudanças no intuito de abarcar e valorizar a diversidade humana em seus fluxos. Nesse sentido, diferentes ações governamentais têm sido implementadas buscando promover a inclusão socioescolar de grupos que até então ficavam à margem do processo de ensino regular. Com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), a qual situa alunos com deficiência também como público-alvo a ser abarcado pela escola comum, desenha-se a escola inclusiva como uma nova realidade brasileira. Neste curso, serão introduzidos e debatidos alguns conceitos básicos sobre o tema, no intuito de instigar você, professor, a refletir sobre os desafios e demandas que surgem nesse novo contexto inclusivo, trazendo inspirações para a inclusão de todos.

2.      Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Um leitor de fora da área da Educação poderia se perguntar, diante do título do curso: que loucura é essa de sugerir classes mais multisseriadas? Querem subverter a conquista da seriação, já alcançada pela maior parte do sistema de ensino brasileiro?

Contudo, nós, professores, conhecemos os benefícios da convivência com a diversidade para o desenvolvimento de nossos alunos. Nesta formação, convidamos você a analisar as características das classes multisseriadas e oportunidades de aproveitá-las em prol da aprendizagem dos estudantes, sobretudo no contexto dos processos de alfabetização e de inserção de crianças e jovens no mundo letrado.

3.       Grandezas e medidas: explorar para compreender

O que é e para que serve uma unidade de medida? Para que e como medir? Que tipo de relações e operações podem ser feitas entre medidas? Como o trabalho com sistemas de medidas pode servir de contexto para a exploração de outros conceitos matemáticos?

O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender quer contribuir com algumas possibilidades às questões lançadas. Através da resolução de situações-problema, do contato com práticas inspiradoras e da troca de experiências entre colegas, objetiva-se ampliar e qualificar ações focadas na exploração e compreensão dos conceitos de grandezas e medidas, contemplando desde a construção do número até operações com razões e proporcionalidade.