Estudantes da rede municipal de ensino do Recife participaram da semifinal das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação

imagem de flavia
Alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram da seletiva da Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação. Fotos: Equipe de Comunicação

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da diretoria executiva de gestão pedagógica realizou, na última sexta-feira (7), a semifinal das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), desenvolvida pela empresa Joy Street. Participaram desta seletiva 16 equipes de 12 escolas, totalizando 86 estudantes. Oito equipes se classificaram para a final, que será realizada no dia 30 de julho, na Arena Pernambuco.

Desde o dia 29 de maio as equipes estão competindo. Mais de 3.700 estudantes, do 6º ao 9º ano, divididos em 257 equipes participaram das disputas, além de 90 professores envolvidos no projeto. O torneio conta com representantes de 36 unidades de ensino.

Para a Wera Santiago, técnica pedagógica, o projeto OJE “é uma plataforma que desenvolve atividades educacionais que auxilia na deficiência de aprendizagem dos estudantes, pois os alunos desvendam enigmas e aprendem jogando”, avaliou.

Segundo a Carla Alexandre Souza, coordenadora pedagógica da Joy Street, a Olimpíada de Jogos digitais e Educação é muito importante para a formação educacional dos jovem. “Um projeto como este que trabalha com a colaboração e formação de equipes, ele mexe com as relações sociais da escola. O projeto aproxima muito mais os estudantes do professor”, disse.

As oito equipes finalistas foram: The Warrios, Escola Municipal Padre Antônio Henrique; Suicede Squad, E. M. Paulo VI; Guardiões estelares, E. M. Professor Aderbal Galvão; Teens, E. M. Sociólogo Gilberto Freire; PaiNN5K, E. M. Antônio de Brito Alves; Magic Players, E. M. Dr. Rodolfo Aureliano; Destruidor e Os loucos, E. M. Luiz Vaz de Camões.

O estudante Gabriel Pinheiro, de 17 anos, da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, 9º ano, considera importante a participação na Olimpíada. “Eu não gostava de estudar. Os jogos me ajudaram a me interessar pelos estudos. Os professores me ajudaram muito, só tenho a agradecer”, declarou o representante da equipe PaiNN5K.

DADOS

As unidades escolares que participam da semifinal:

Escola Municipal Karla Patrícia (1 equipe);

Escola Municipal Padre Antônio Henrique (1 equipe);

Escola Municipal Paulo VI (2 equipes);

Escola Municipal Mário Melo (1 equipe);

Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire (2 equipes)

EMTI Nadir Colaço (1 equipe)

Escola Municipal Professor Aderbal Galvão (1 equipe)

Escola Municipal Rodoldo Aureliano (1 equipe)

EMTI Dom Bosco (1 equipe)

Escola Municipal Antônio de Brito (2 equipes)

Escola Municipal Cícero Franklin Cordeiro (1 equipe)

Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (2 equipes)

Equipes que irão participar da final.