PCR certifica alunos da rede municipal como estudante-monitor do Projeto OndaTec

O papel do estudante-monitor é auxiliar os colegas de turma na aprendizagem. Ação pretende inserir alunos do 9º ano na monitoria acadêmica. Foto: Rauni Muniz/Detec
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou a ação estudante-monitor, cuja proposta é inserir, na monitoria acadêmica, os alunos dos 9º anos da rede municipal que estão matriculados no OndaTec. A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (11), no auditório Luiz Gonzaga da Escola de Formação de Educadores (Efer) Professor Paulo Freire. Na ocasião, um representante de cada uma das 79 turmas de 9º ano receberam certificados por apresentarem bom desempenho na Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec) e, por isso, tornam-se estudantes-monitores do Ondatec.

Além dos alunos, compareceram ao evento o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, coordenadores de 6 polos do OndaTec e técnicos da Gerência de Educação Integral e Anos Finais (GEIAF). Na ocasião, Rebêlo ressaltou a importância se dedicar aos estudos. "Vocês foram selecionados por serem os melhores estudantes na plataforma Unirec e serão a prova de que a educação não tem limites. Mas é bom lembrar que o estudo precisa de determinação e disciplina. Estamos falando do futuro de vocês", disse.

A criação do estudante-monitor tem o objetivo de incentivar os alunos tanto na continuidade da participação do Projeto OndaTec quanto no projeto maior de ingressar nas escolas técnicas do estado, dando aos estudantes a oportunidade de adquirir o conhecimento prático e teórico acerca da monitoria acadêmica. Com essa experiência, o estudante pode desenvolver autonomia e senso de responsabilidade, além de estreitar as relações com professores e colegas de turma.

Até o final do mês de agosto, o principal papel do estudante-monitor certificado hoje será ajudar outros alunos, que também estão matriculados no OndaTec, a utilizarem a Unirec de maneira mais eficiente e ajudá-los na aprendizagem, através de orientações em exercícios e avaliações. Em setembro, haverá outra seleção, onde novos alunos poderão se tornar monitores sob o critério de destacar pelo desempenho na plataforma virtual.

Para o técnico pedagógico da GEIAF e coordenador do polo Jordão, Otacilio Júnior, a ação estudante-monitor dá aos adolescente a oportunidade de vivenciar situações que exigem amadurecimento. "É gratificante vê-los nas aulas aos sábados. Concentrados, silenciosos e comprometidos com o futuro", comentou orgulhoso. "Estamos construindo para eles uma ponte entre o ensino fundamental e o ensino médio e a intenção é que eles entendam que é necessário cada um fazer sua parte", concluiu.

Almejando ingressar nos cursos de administração ou logística, a aluna Greice  Kelly, da Escola Municipal Paulo VI, tornou-se estudante-monitor sem esforço. "Foi uma surpresa. Acredito que o estudo tem que ser um hábito, por isso, não senti que estava fazendo qualquer esforço para me destacar, mas fiquei feliz por ter sido escolhida. Espero que eu consiga ajudar meus colegas na aprendizagem e torço para que um deles seja estudante-monitor no mês que vem", pontua.

OndaTec - Disponível para estudantes do 9º ano matriculados nas 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental, através de 6 polos distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Oeste e central do Recife, o Projeto OndaTec consiste em aulões presenciais de português e matemática, além de aulas à distância para tirar dúvidas, aos alunos que desejam ingressar em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Institutos Federais (IFs), SESI e SENAI. O projeto foi lançado em maio deste ano, em parceira com a Secretaria de Educação do Estado. No total, 40 professores da rede ministram aulas do Projeto Ondatec e ajudam os alunos a resolver questões e tirar dúvidas diariamente através da Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec).