Profissionais da Educação recebem R$ 3 Milhões em bônus para compras de livros

Imagem: Divulgação/Bienal

Servidores efetivos como professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), Agentes Administrativo Escolar (AAE) e outros profissionais da Secretaria de Educação do Recife receberam, esta semana, um bônus de R$ 480 para fazer compras na 11ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que começa nesta sexta-feira (6),  no Centro de Convenções de Pernambuco. Ao todo, 6.387 profissionais da Secretaria receberam o Bônus Bienal junto com o último salário, equivalente a um aporte de R$ 3.065.760,00 na folha de pagamento.

O benefício permanente é garantido pela Lei Municipal Nº 17.912/ 2013, sancionada pelo prefeito Geraldo Julio em outubro de 2013. O valor é pago a cada dois anos, quando acontece a bienal. Recebem o Bônus Bienal os servidores da Educação que estão no exercício de suas funções pelo menos até o mês anterior à realização do evento.

Visitas, palestras e lançamentos de livros pedagógicos na Bienal – além do estímulo da bonificação, a Secretaria de Educação participa efetivamente do evento com a visita de 240 estudantes de seis escolas municipais ao longo da Bienal. Os professores, por sua vez, terão participação com palestras e lançamentos de obras.

Entre os temas debatidos, o corpo docente irá convidar a plateia para refletir sobre temas como alfabetização e a aprendizagem mediada por tecnologias assistivas. Amanhã (6), Priscila Angelina Santos palestra sobre o projeto Alfaletrando na apresentação ‘Alfabetização em Foco’. Na segunda-feira (9), Adilza Silva promove palestra sobre a aprendizagem mediada pelas tecnologias assistivas.

Já em relação ao lançamento de obras, cinco professoras que atuam na rede participam da Bienal com lançamento de livros, que vão desde obras de literatura infantil a estudos sobre pedagogia. Entre os temas, a Leitura em Paulo Freire e Bahktin, os ciclos de aprendizagem e a inovação pedagógica, a inclusão em sala de aula e a interdisciplinaridade entre o saber e fazer pedagógico.

Programação:

06.10 – Quinta-feira

• 17h - Plataforma de lançamento de livros

Obra: A Roseira e o Sapo

Autora: Valéria Aguiar
  • 15h às 16h - Auditório Círculos das Ideias

Apresentação: Alfabetização em foco: O Projeto Alfaletrando

Palestrante: Priscila Angelina Silva da Costa Santos

09.10 – Segunda-feira
  • 8h - Visitação de estudantes (E.M. Novo Mangue RPA1)
  • 13h - Visitação de estudantes (E.M. Creuza de Freitas RPA4)
  • 18h30min às 19h30min - Auditório Círculos das Ideias