Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar promove festa de encerramento do ano letivo

Foto: Karolina Ferraz/Detec

A Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar promoveu, na última terça-feira (19), o encerramento do ano letivo e o lançamento do livro escrito pelos estudantes do quinto ano, do Ensino Fundamental. A publicação tem 105 produções criadas pelos alunos. A escola contou com a parceria da Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC) móvel RPA 5 para produção dos livros.

A abertura foi marcada por apresentações artísticas das estudantes da turma do segundo ano, seguida por falas de Ariadne Luna, gestora da escola; Cleoneide Brito, chefe da divisão de inovações pedagógicas, da diretoria executiva de tecnologia na Educação e Rogério Morais, diretor executivo de gestão pedagógica.

“O sucesso dos alunos é o resultado do trabalho em conjunto do estudante, da escola e da família”, ressaltou Morais. Ele ainda incentivou os alunos a seguirem focados na vida acadêmica e desejou sucesso para o futuro.

Cleoneide Brito felicitou a escola pelas atividades desenvolvidas. "Parabéns por estarem num momento de culminância do que vocês trabalharam ao longo do ano. Hoje vocês finalizam priorizando a aprendizagem e a amizade. O papel na escola é aprender e é obrigação da escola ensinar. Mas no semblante de vocês, vemos que não é uma obrigação e sim um prazer estar aqui”, falou.

Durante o evento, o estudante Ébano Molina Silva, do quinto ano, foi homenageado pela aprovação na Colégio de Aplicação. O aluno recebeu diploma de honra ao mérito pela conquista e os parabéns da mãe que foi até ao palco agradecer a escola pela dedicação ao filho, que é aluno desde o primeiro ano. Ele também produziu uma história para o livro e escolheu o gênero Terror como temática. “A gente demorou alguns dias, não foi tão fácil, mas também não foi difícil. Foi legal! Eu peguei um filme, modifiquei e criei tipo uns monstros pra minha história”, contou.

“É Com muita satisfação e muita gratidão que meu filho deixa a escola que fez ele conseguir uma grande vitória, que foi entrar no colégio de aplicação.  Muito grata pela produção do livro. Só tenho sentimentos de gratidão pela escola, que apesar das dificuldades melhorou muito”, agradeceu Maria Isabel Molina, mãe de Ébano. Ela ressaltou a importância da tecnologia para o filho e a família. “Foi muito bom eles terem aula de tecnologia esse ano. Ele aprendeu bastante. Agora é ele que está me ensinando quando preciso usar o computador, agora é ele quem domina”, completou sorrindo.

As 105 histórias desenvolvidas pelos estudantes foram distribuídas em três livros intitulados como “Nossos contos”, “A turma dos cinco” e “A turma do Migué”. Segundo Ariadne, Luna, gestora da escola, toda a produção e confecção dos livros foi feita com o suporte da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC) móvel RPA 5. “O evento reuniu os estudantes e suas famílias dentro da escola que foi por todo o ano o segundo lar das crianças”, comemorou.