Secretaria de Educação promove IV Seminário das Escolas Integrais do Recife

Evento discutiu sobre a importância do comprometimento docente na construção de uma escola integral de qualidade. Foto: Irandir Souza/PCR

Nesta sexta-feira (02.02), 150 gestores, professores, coordenadores pedagógicos e apoios de pátio das Escolas Municipais de Tempo Integral e técnicos se reuniram na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire para o IV Seminário das Escolas Integrais do Recife. Com o tema “A importância do comprometimento docente na construção de uma escola integral de qualidade”, o evento reuniu Rogério Morais, Diretor Executivo de Gestão Pedagógica, o Mestre em Psicologia e fundador do estudo Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo e a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, Neusa Pontes, entre outros.

Das 8h às 16h, os professores participaram de palestras, formação específica, dinâmica de grupos, além de seminário sobre o estudo da Inteligência Relacional, um dos mais esperados pelos profissionais da educação. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), João Roberto de Araújo, fundador e orientador da Organização Inteligência Relacional, pioneira no Brasil em educação emocional e social, expôs aos gestores a metodologia que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional, evitando-se, assim, situações de estresse, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência. Tudo isso geraria melhoria dos índices de aprendizagem e da relação com o outro e, consequentemente, uma sociedade mais pacífica.

Segundo Araújo, as emoções ao longo dos anos são negligenciadas em nossas casas e crescemos sendo dominadas por ela.  Ele também destacou que todas as emoções são positivas, dependendo de como a encaremos. “A educação emocional é a resposta sobre os maiores desafios que os professores enfrentam. Uma importante pesquisa do filósofo Juan Casassus chamado “A Escola e a Desigualdade” analisou fatores que favorecem o bom desempenho dos estudantes. A pesquisa mostrou que docentes com formação sólida, avaliação sistemática, material didático suficiente, são importantes, mas ter um ambiente emocional adequado, gerado pelo bom relacionamento entre professor e aluno, é fundamental. É isso que devemos buscar em sala de aula. Tolerância e respeito”, defendeu o professor.

A Gerente de Educação Integral e Anos Finais Ana Márcia, destacou ainda a importância do evento. “Nosso objetivo hoje foi de formação de todos os atores que trabalham nas escolas integrais, numa perspectiva de fortalecer essas escolas dentro de suas identidades, além de fortalecer a qualidade de ensino”, pontuou a Gerente.

Também muito aguardada, Neusa Pontes, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, da Secretaria de Educação de Pernambuco,  partilhou as experiências exitosas da rede estadual sobre o comprometimento do corpo de professores na construção da escola integral. O encontro produziu ainda momentos de reflexão quanto à importância do corpo docente na construção de uma educação integral de qualidade, levando em consideração os aspectos emocionais e sociais dos estudantes.

Fotos: Cristiana Soares/Detec