EFER foi palco do XXI Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação

Foto: Cristiana Soares/DETEC

Na última quarta-feira (06) a Escola de Formação de Educadores do Recife - EFER foi palco do XXI Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação com o tema Engajamento Estudantil: Em busca de mais desenvolvimento para a aprendizagem. O evento contou com a presença de professores da rede municipal do Recife interessados por pesquisa e pelo assunto abordado.

Com uma maneira mais dinâmica, a coordenadora do núcleo de pesquisa da UFPE e também professora da Universidade, Maria Auxiliadora Padilha, que compõe o EDUMATEC, programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnologia falou sobre o tema que foi abordado e criou um dialogo com os participantes, não só verbalmente, mas também via whatsapp web, onde os participantes enviavam as respostas das perguntas que ela fazia criando assim uma interatividade. “Hoje criamos uma conversa com os professores sobre engajamento estudantil e sobre as próprias experiências dos professores com as suas estratégias de engajamento”, disse.

Simone Laureano da Unidade de Tecnologia na Educação e Tecnologia - UTEC Gregório Bezerra está fazendo mestrado estudando sobre o engajamento infantil, e durante a palestra ela junto com a professora Maria Auxiliadora passavam seus conhecimentos do assunto para o público.

A coordenadora do núcleo de pesquisa da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação Ana Avellar, ressaltou a importância dos colóquios. “Ao longo de três anos, o núcleo vem tendo essa perspectiva de palestra, com uma articulação, trazendo o meio acadêmico  para mais perto do professor que está dentro de sala de aula”, falou.

"Eu não tinha conhecimento sobre o engajamento e gostei bastante da forma que nos foi apresentado. A dinâmica feita entre a palestrante e nós expectadores foi muito boa", ressaltou Raquel Cavalcanti professora da Escola Municipal Cícero Franklin.