Funcionários e estagiários da Secretaria de Educação irão participar de maratona de jogo virtual

imagem de flavia

O Recife será palco de uma Game Jam que tem como proposta resgatar a relação histórica do Brasil com a Holanda. Começa nesta sexta-feira (20) e vai até o próximo domingo (22), a maratona de jogo virtual para os amantes dos e-Sports promovida pela startap Noord.Games, embarcada no Porto Digital. O desafio consiste em criar um jogo educativo em 48h com o tema Brasil-Holanda. Funcionários e estagiários da Secretaria de Educação do Recife ficaram animados com a ideia, montaram uma equipe e se inscreveram na competição. Ao todo são sete pessoas das áreas de Design e Programação que compõem o grupo.

A iniciativa é o destaque da Noord.GameJam - evento promovido em parceria com o Reino dos Países Baixos e que acontece no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife. A premiação para os três primeiros lugares soma R$ 14 mil e os jogos criados serão disponibilizados para as escolas pernambucanas. O evento de premiação será no dia 25 de agosto com a divulgação dos vencedores e o lançamento do hotsite com os games criados durante a competição.

A equipe da Secretaria de Educação, intitulada Eckhout, é formada pela professora Catarina Calado, especialista em Mídias na Educação; Kauê Moreira, especialista em Gestão de Tecnologia na Informação; Mirela Almeida e Marina Gusmão, estudantes de Design; Fábio Bernardo e Victor Souza, estudantes de Sistema da Informação e Bruno Andrade, ex-estagiário da Secretaria de Educação e Técnico em Computação Gráfica. 

É a primeira vez que a professora Catarina Calado participa de um desafio de criação de jogo virtual. Ela considera que a experiência vai proporcionar oportunidade de inserir o conhecimento de programação de sistema na rede municipal de ensino do Recife.  “O conhecimento adquirido durante o desafio vai contribuir para inserirmos essa parte de programação, criação de jogos para os estudantes da rede”, considera.

e-Sports

O e-Sports, ou esporte eletrônico, é uma modalidade de competição profissional com videogames que já cresceu 48% em relação ao ano passado, e vai alcançar 380 milhões em números de audiência, divididos entre entusiastas simples espectadores. Tem entre seus principais expoentes jogos de sucesso, como League of Legends, DotA 2, Counter-Strike, Starcraft e outros. São jogos que primam pelo trabalho em equipe e desenvolvimento de elaboradas estratégias para vencer os adversários. Os maiores torneios possuem transmissões ao vivo via Internet, etapas presenciais com milhares de pessoas na plateia e até mesmo narradores oficiais.