XXIV Colóquio estimula professores a desenvolver pesquisas científicas com estudantes

Foto: Abel André/Detec

Com o tema “A Formação do Jovem Pesquisador: O Estado da Arte”, o XXIV Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação foi realizado na última segunda-feira (03), na Escola de Formação de Educadores do Recife – EFER. Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino do Recife participaram do encontro.

Maura Lima, professora da equipe do Núcleo de Pesquisa, ressaltou a importância de incentivar a prática da pesquisa entre os jovens. “A formação de um pesquisador vem desde os anos iniciais, e até na educação infantil. Depende apenas da forma como o professor conduz a questão da aprendizagem, direcionando para o formato de pesquisa”, explicou.

A professora de geografia Ana Maria Paula Freire mostrou a execução de seu trabalho em sala com os estudantes da Escola Municipal Octávio de Meira Lins. Ela relatou que faz questão de aguçar a curiosidade dos alunos e depois vai a campo aplicar tudo o que foi estudado. “Se não for com curiosidade, a ciência não se estabelece na escola”, enfatizou.

A formadora e professora da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, Cátia Cristina Soares, relatou a relevância do Colóquio. “Nós formadores estamos sendo favorecidos por conhecer a experiência exitosa dela (Ana Maria) em sala de aula. Trouxe ideias para produzir em sala também trabalhos científicos”, ressaltou.