Bairro do Recife foi palco de I Parada Estudantil do Recife

Foto: Irandi Santos/PCR

Cerca de 1.000 estudantes de 16 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife invadiram as ruas do Bairro do Recife na tarde deste domingo (23) para a vivência da I Parada Estudantil do Recife, acontecimento que visou resgatar os desfiles cívicos e divulgar as produções pedagógicas realizadas nas escolas do Recife. A concentração e o início do evento aconteceram às 15h, na sede da Prefeitura do Recife, de onde a Parada saiu em direção ao Boulevard da Avenida Rio Branco e cuja culminância aconteceu no Marco Zero da cidade.

Animados por bandas e fanfarras de nove das escolas participantes, os grupos foram divididos em seis temáticas, todas ligadas ao tema Recife Capital do Nordeste e que gerou subtemas ligados ao conceito principal: Recife Multicultural, Veneza Brasileira, Recife dos Parques, Recife dos Museus, Recife Geração Z e Boi Voador. Cada escola, por sua vez, escolheu trabalhar os eixos e criar seus próprios subtemas. Assim algumas traziam cartazes, faixas e materiais que falaram de águas do Capibaribe, sobre Robótica e sobre as pontes do Recife, por exemplo.

Para Liane da Conceição Silva, 12 anos, a estreia em desfiles cívicos, a experiência foi única. “Resolvi participar porque a professora me chamou e é uma emoção muito grande porque gosto de tudo que esteja ligado à música”, revelou a estudante da escola Arquiteto Alexandre Muniz. Para o diretor Executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, a Parada Estudantil promove trocas de experiências e enriquece o repertório dos alunos. “Além de despertar o espírito cívico, as escolas podem mostrar o que produzem de melhor de cultura e manifestações artísticas”, pontuou.