Utec Largo Dom Luis promove I Mostra Lumiére de Cinema

Foto: Mahavir Simas/Detec

Na tarde da última terça-feira (02), o Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania – CETEC foi palco da I Mostra Lumiére de Cinema promovido pela professora multiplicadora da UTEC Largo Dom Luis, Valeria Gomes e o 7Cine, setor de cinema da Secretaria de Educação do Recife.

Estudantes das escolas municipais Draomiro Chaves, Severina Lira, Josefina Marinho e Compositor Levino Ferreira produziram mini vídeos e participaram da eliminatória em suas respectivas escolas, com o “Minuto Lumiére”. As sessões realizadas nas escolas contaram com a presença dos pais e familiares dos estudantes. A multiplicadora Valeria Gomes trabalhou diretamente com os alunos.

“Segundo o livro de Alain Bergala, que diz que podemos desafiar o estudante introduzindo cinema na escola através de uma produção de Minuto Lumiére, tive a ideia e fiz junto com as coordenadoras das escolas esse trabalho”, explicou, Valeria.

Os filmes foram avaliados e os três primeiros lugares foram premiados.

1º lugar – “Brincando como antigamente” – E.M. Severina Lira

2º lugar – “Um dia de cão” – E.M. Josefina Marinho