Núcleo de Enfretamento à Violência Escolar promove o I Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz

Foto: Equipe de comunicação/Detec

Na última terça-feira (20) a Escola de Formação de Educadores do Recife – EFER foi palco do I Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz, promovido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar – NEVE. O encontro teve como tema “Educação, Protagonismo Juvenil e Violência Escolar”.

O Fórum contou com a presença de gestores, coordenadores pedagógicos, educadores e técnicos das Secretarias de Educação da Região Metropolitana do Recife. Participaram também profissionais da Secretaria da Mulher, do Campo Jurídico, da Saúde Mental, da Assistência Social, dos Direitos Humanos, estudantes e professores de Universidades.

A ideia consiste em dialogar sobre Políticas, Projetos e Programas direcionados a uma cultura de paz nas unidades de ensino. A mesa de debate foi composta por parceiros que contribuem para o desenvolvimento do projeto, que é o caso do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente - DPCA e o Instituto Brasileiro de Direito da Informática – IBDI, que foram representados pelo Gestor da DPCA, Ademir Soares e o Doutor Leonardo Barreto, do IBDI. Ambos socializaram um pouco sobre seus trabalhos executados no projeto, trazendo caminhos que podem minimizar a violência no ambiente escolar.

Rossana Cavalcanti, coordenadora do NEVE, ressaltou que o núcleo surgiu para trabalhar diretamente contra a violência nas escolas, numa perspectiva pedagógica. “Este fórum está tratando da realidade e este momento é muito importante para a gestão e os professores entenderem como podem agir em casos de conflitos”, ponderou.

Danielle Soares, formadora da EFER assistiu à palestra e destacou a importância do evento. “Nós temos uma rede enorme, com muitos estudantes que não têm apoio da família e acabam partindo para caminhos que não deveriam. Esta formação trouxe orientações muito relevantes sobre o papel do educador quando perceber quadro de violência entre os estudantes”, declarou.