Estudantes da rede municipal realizam ações no Dia Mundial da Água

imagem de Bella
As atividades, gratuitas, acontecem até o próximo dia 29 e envolvem equipes multidisciplinares das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Saúde. Foto: Luciano Ferreira/PCR

Na última sexta-feira (22), quando foi celebrado o Dia Mundial da Água, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, preparou atividades especiais para lembrar e conscientizar sobre a data. As ações, gratuitas, acontecem até o próximo dia 29 e envolvem equipes multidisciplinares das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Saúde.

Pela manhã, os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Elizabeth Sales, nos Torrões, visitaram o projeto Recapibaribe para conhecer a história e o trabalho da ong em prol da preservação do ecossistema do Rio Capibaribe. Na ocasião, a equipe do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), sob a tutela do professor Pedro Ferreira, coordenador do programa Robótica na Escola, fez um mapeamento das águas do rio, através de imagens de drones, onde avaliaram as condições reais e instantâneas do local, enquanto os estudantes recolheram lixos que se acumulavam nas encostas. Ao todo foram recolhidos 150 litros de lixo do Rio Capibaribe.

Os alunos também apresentaram o resultado do projeto “Escassez da Água: como evitar”. Orientados pelo professor Gladstone Soares, o trabalho tem como objetivo conscientizar os estudantes e a população do entorno da escola sobre o desperdício da água e a poluição dos rios. “O tema do nosso trabalho surgiu pela pergunta constante dos alunos sobre o porquê não ter água na casa deles. Aproveitamos essa realidade difícil para conscientizar os estudantes e a população do bairro sobre o desperdício da água e a poluição dos rios. Dentro desse trabalho, visitamos locais com a Celpe e a Chesf, além do espaço do Recapibar onde é possível ver onde o lixo que jogamos indiscriminadamente vai parar”, afirmou Soares.

Após o trabalho feito no Recapibar, os estudantes se reuniram na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para realizar um ato em busca de mais políticas públicas para o meio ambiente. Sobre a ação, Maria do Socorro, fundadora e coordenadora da ong Recapibaribe, falou sobre a importância a data. “É assim que nós fazemos com que as pessoas percebam o rio além da sua beleza, que queiram cuidar dele como cuidamos da nossa casa, com amor e afeto”, pontuou.

Serviço:

Quarta-feira (27)

Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio das Palmeiras (Cordeiro)

No turno da manhã, haverá palestra da Secretaria de Saúde sobre prevenção e cuidados sobre a água com orientação do uso do hipoclorito de sódio

Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira (Ibura)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre arboviroses

Quinta-feira (28)

Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Milagres (Cohab)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre cuidados com escorpiões

Escola Municipal Paz e Amor (Ibura)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre dengue

Escola Municipal José Loureiro (Ibura) e Escola Municipal Jordão Baixo 

Palestras da Secretaria de Saúde sobre arboviroses

Escola Municipal Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Ibura)

 

Palestra da Secretaria de Saúde sobre cuidados com escorpião e dengue

 

 

Sexta-feira (29)

Escola Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre a importância da água, em parceria com o curso de Fisioterapia da UFPE

Upinha UR04/UR05 (Cohab)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre utilização consciente da água

 


 
Fotos: Ihonara Melo/PCR