Atletas amadores divulgam valores do esporte para estudantes da rede municipal

A ação faz parte do Projeto Paz e Leis, do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE), que orienta sobre protagonismo juvenil, prevenção ao bullying e cultura de paz nas escolas. Foto: Inaldo Lins/PCR

Os alunos da Escola Municipal Professor Almerinda Umbelino tiveram uma palestra com o atleta e personal trainer, Josias Cirilo, na quarta-feira, 10. O esportista conversou com os estudantes sobre determinação e foco. A ideia é que o exemplo de Cirilo inspirem os jovens, que participam do Projeto Paz e Leis, a acreditarem e persistirem na realização dos seus sonhos.

"A corrida foi muito importante na minha vida, pois me deu uma direção a seguir. Eu quis repassar para os meninos o quanto é importante ocupar o tempo ocioso e que no esporte aprendemos a respeitar os outros, a ganhar e perder. O esporte nos ensina a sermos cidadãos", afirmou Cirilo que é corredor, tem 35 anos e é formado em Educação Física. O atleta descobriu o esporte na adolescência quando estudava na escola pública. Como não tinha condições financeiras, treinava sem tênis e se destacou nas provas de 100, 200 e 400 metros rasos, chegando a ser o oitavo lugar no ranking estadual.

O Paz e Leis é uma ação do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE), da Secretaria de Educação do Recife, que trabalha o protagonismo juvenil, a cultura da paz nas escolas, além de orientar sobre leis como a Maria da Penha , Estatuto da Criança e do Adolescente, relacionamentos abusivos, gravidez na adolescência e cidadania. “Geralmente são trazidos para o debate, as experiências dos próprios alunos. Nós discutimos sobre bullying, cyberbullying, violência doméstica, desentendimentos na escola, abuso sexual e homofobia”, relata a educadora Andrea Saldanha Gazzaneo.

O projeto prioriza as escolas que apresentam algum conflito ou vulnerabilidade, tanto interna como no entorno. Andrea explica que a base do seu trabalho é a educação dos sentimentos e a empatia. "Conversar e desabafar sobre o que incomoda também ajuda os participantes no amadurecimento emocional. Durante os encontros eles têm confiança que serão ouvidos. A gente nunca pode deixar a fala de uma criança no anonimato”, disse a técnica. Em três meses, o Paz e Leis atendeu cerca de 600 estudantes. Mais dois atletas foram convidados para participar das próximas palestras: o goleiro, Flávio Barros, campeão Brasileiro pelo Sport, em 1987, e o alterofilista Gabriel Saldanha.