Estudantes da EJA participam de sessão de cinema

Foto: Paulo H./ DETEC

As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Manoel Torres, participaram de uma aula especial na última terça-feira (18). A Unidade de Tecnologia na Educação móvel 6 (Utec) promoveu, na unidade de ensino, uma sessão de cinema com exibição de dois curtas- metragens produzidos por estudantes da rede municipal de ensino do Recife. O encontro, que também foi uma confraternização de final do semestre, contou com a participação de 50 alunos, professores e gestão da escola, além da Utec  e de Bruno de Oliveira, chefe de divisão da EJA.

Segundo Vanessa Brissantt, gestora da Utec, a sessão de cinema foi um atividade pensada para estimular a produção audiovisual entre os estudantes da EJA. “O encontro é um pontapé inicial para os estudantes da EJA participarem da oficina de cinema que a Utec irá promover no segundo semestre deste ano”, explicou. A gestora ainda disse que a ideia é que os estudantes produzam vídeos para serem exibidos no Encontro Municipal de Audiovisual na Educação (Emcine).

Os estudantes assistiram aos filmes e ficaram animados com a possibilidade de produzirem um filme. “Fiquei surpreso quando vi que o filme era de estudante. Gostei da ideia da oficina e vou participar. Sempre me matriculo nos cursos que têm na Utec”, disse empolgado o estudante Aroldo Santiago. Jaciara Xavier, estudante da EJA, aprovou a iniciativa da UTEC. “A gente já participa de outros cursos que a Utec oferece. Estou aprendendo a usar o computador lá e agora vou fazer filme também. Temos que aproveitar todas as oportunidades”, comemorou.

Além dos estudantes da EJA, a UTEC também atende aos alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental no contraturno escolar com atividades para contribuir no aprendizado e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As atividades são planejadas de acordo com o plano de aula dos professores. “Sempre contamos com o apoio da Utec trabalhamos em parceria. Vários estudantes frequentam os cursos e oficinas na Utec”, explicou Kelly Lacerda, vice-gestora da Escola Manoel Torres.